No início desta semana, foi observado pelos usuários do Twitter que praticamente todas as publicações de Elon Musk, o novo proprietário da empresa, estavam aparecendo em suas linhas do tempo, independentemente de serem seguidores do perfil do empresário. A Platformer aponta que isso foi uma exigência do próprio CEO, pois seus posts não estavam gerando engajamento suficiente.
Na madrugada de segunda-feira, após o Super Bowl, James Musk, um primo de Musk que trabalha no Twitter, publicou em um canal do Slack uma mensagem sobre “um problema de engajamento em toda a plataforma”. A publicação cita que os relatos foram obtidos por “pessoas familiarizadas com os eventos”, além de documentos que comprovariam a exigência.
Ainda na noite de domingo, o CEO teria reunido uma equipe de cerca de 80 pessoas e tornado essa “mudança de algoritmo” em uma prioridade. O sistema projetado beneficiaria somente Elon Musk e suas postagens, que seriam distribuídas para toda a base de usuários da rede social. Isso gerou críticas, incômodos e piadas.
Musk já havia demonstrado sua insatisfação com a entrega de publicações do Twitter para os usuários da rede. Os funcionários envolvidos na mudança teriam trabalhado sob pressão, tendo seus empregos em risco caso a exigência não fosse cumprida.
Recentemente, Musk teria demitido um engenheiro depois que foi informado de que suas visualizações na plataforma diminuíram por, possivelmente, falta de interesse dos usuários. O Super Bowl teria desencadeado a frustração: a publicação do presidente dos EUA Joe Biden teria registrado mais impressões do que a do próprio dono da rede social.
A mudança de algoritmo exigida retirou os filtros do Twitter para publicações do perfil de Musk, entregando suas postagens para toda a base de usuários, mesmo que fossem respostas curtas como um simples emoji de risada. Uma estimativa interna cita que mais de 90% dos seguidores do CEO passaram a ver seus tweets. Por causa da repercussão negativa, a mudança foi revertida.
Um funcionário do Twitter relatou que “Ele [Elon Musk] comprou a empresa, fez questão de mostrar o que acreditava estar quebrado e manipulado na gestão anterior, depois se virou e manipulou a plataforma para forçar o engajamento [de seus posts] em todos os usuários para ouvir apenas a sua voz”. O mesmo relato ainda cita que os atuais funcionários, com medo de perderem seus empregos, já passaram “do ponto de acreditar que ele realmente quer o melhor para todos aqui”.
Deixe um comentário