Sites da PF e PRF sofrem ataques cibernéticos e ficam fora do ar

Um ataque cibernético prejudicou o sistema interno da PF (Polícia Federal) e da PRF (Polícia Rodoviária Federal). De acordo com informações coletadas com exclusividade pelo R7, dados de policiais com débito ativo com a União foram apagados durante a investida criminosa. As equipes de segurança do governo acreditam também que informações de condutores arrolados em bancos de dados das entidades tenham sido deletadas.

Tudo isso ainda levando em consideração os ataques do dia 10, em que vários órgãos do governo foram afetados, sendo o Ministério da Saúde o objeto principal. De acordo com fontes policiais ouvidas pela reportagem, os sistemas mantém-se fora do ar e os dados até agora não vieram a ser recuperados.

“Saiu na mídia que os dados não foram afetados. Mas percebemos que muita coisa foi excluída. Existe a expectativa de que tudo volte hoje à tarde, mas ainda não se sabe se o que foi perdido será recuperado”, diz uma fonte anônima que faz parte do quadro de policiais.

O transtorno impacta especialmente quem atua na área administrativa e precisa conseguir informações para orientar ações, informações e fiscalização de entradas e pessoas, o trabalho de milhares de policiais em todo o país. A hipótese é que tenha se dado um ataque do tipo ransomware, em que os criminosos sequestram informações do sistema com intuito de pedir o resgate.

Segundo fontes da polícia, os dados roubados, estariam em duas redes de servidores. O transtorno tira do ar o Sistema Eletrônico de Informações do governo federal. Ainda não foi possível chegar aos autores das ações nem se sabe de onde partiu os ataques. A suspeita é que o crime tenha partido de algum servidor que atua no próprio governo e tem acesso privilegiado ao sistema.

Procuradas para falar sobre o caso, a PF e a PRF, no entanto, ainda não deram retorno.

Com informações do R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Últimos Artigos