Por volta das 10h da manhã deste domingo (12), o presidente Jair Bolsonaro arrancou em um sobrevoo nas áreas abaladas pelas fortes chuvas no sul da Bahia. Bolsonaro foi assistido pelos ministros do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, da Cidadania, João Roma e da Saúde, Marcelo Queiroga. O presidente e os ministros deram uma entrevista para falar sobre as providências aplicadas pelo governo para auxílio das vítimas da catástrofe.
O governo federal considerou o momento de emergência em que vivem 17 municípios baiano. Tropas do exército deslocaram-se para o serviço de resgate e realocação de pessoas desalojadas.
Além dos 31 municípios baiano que já decretaram estado de emergência, o governo federal também está atuando no estado de Minas Gerais.