MP que permite renegociar Fies é editada por Bolsonaro; desconto pode chegar a 92%




Segundo o governo federal, os alunos poderão ser contemplados com uma dedução de até 92% no saldo devedor, depois que o presidente Jair Bolsonaro editou uma Medida Provisória (MP) que possibilita estudantes renegociarem dívidas com o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

Eles podem por meio dela, alcançar dedução inalterado nos obrigações moratórios e parcelamento em até 150 meses. A MP assegura a regularização de dívidas vencidas e não pagas por parte de estudantes que tenham formalizado a combinação do Fies até o 2º semestre de 2017.

A informação do governo federal diz que “A alteração legislativa compõe uma série de benefícios com motivação específica a fim de reduzir os índices de inadimplência do Programa e combater os efeitos devastadores da pandemia da Covid-19”.

Até o limite de 92%, o valor não pago será quitado somente após a formação do aluno que contratou o programa. Vale ressaltar que o Fies é uma modalidade na qual os estudantes cursam o ensino superior tendo uma parte do valor das mensalidades financiadas pelo governo.

Não remunerados há mais de noventa dias, para certificar a renegociação das atribuições, e moderadamente provisionados, o valor devido deve apresentar-se em uma situação em que não foram pagos há mais de trezentos e sessenta dias e ficam inteiramente provisionados; ou vencidos.

São R$ 6,7 bilhões o total absoluto de inadimplentes com o programa no Brasil que possuem saldo em atraso. De acordo com investigação divulgadas pela CNN Brasil, a MP pode beneficiar pouco mais de um milhão de alunos.

Por meio dos canais de atendimento que serão oferecido por operadores financeiros, o governo federal afirmou que a renegociação das dívidas atuará por adesão.

O Ministério da Educação MEC) informou que a medida provisória entra em vigor na data de sua publicação.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ativar Timer