Em uma operação de fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com o meta de dificultar fraudes em azeites de oliva, foi definido a suspensão e comercialização de 24 marcas em São Paulo, Ceará, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Goiás e Paraná.
O Ministério Público, Polícia Civil e Vigilâncias Sanitárias estaduais e municipais, fizeram a operação que contou com a participação da Anvisa.
Os produtos tirados das vitrinas totalizam 151.449 frascos. Entre os problemas considerados, estão a venda de mercadoria sem registro, clandestinas, contrabandeadas e fraudadas. Três fábricas clandestinas foram encontradas no decorrer das fiscalizações. O conteúdo analisado continha uma mistura de óleos vegetais de origem desconhecida, essa teria sido a constatação do que elas estavam distribuindo em seus produtos.
A fiscalização notou que houve adulteração na fábrica de produtos ainda este ano. Durante a fiscalização, as equipes encontraram e suspenderam o registro de uma fábrica no interior de São Paulo.
Atrás apenas do pescado, o azeite é o segundo produto alimentar que mais sofre adulteração em todo o mundo.
Veja a lista de marcas que tiveram o uso comercial suspenso do mercado em 2021:
Alcazar
Alentejano
Anna
Barcelona
Barcelona Vitrais
Castelo dos Mouros
Coroa Real
Da Oliva
Del Toro
Do Chefe
Épico
Fazenda Herdade
Figueira do Foz
llha da Madeira
Monsanto
Monte Ruivo
Porto Galo
Porto Real
Quinta da Beira
Quinta da Regaleira
Torre Galiza
Tradição
Tradição Brasileira
Valle Viejo
Deixe um comentário