EUA atravessa a pior onda de tornados dos últimos 10 anos




Uma rara e dura onda de tornados para esta época do ano alcançou os Estados Unidos na noite desta sexta-feira e na madrugada do sábado, com estragos e vítimas em alguns lugares, nesse que pode ser o pior episódio de tormentas fatais desde a onda de tornados de 2013.

Ontem, 10 de dezembro, marcou 3.125 dias desde que os Estados Unidos catalogaram pela última vez um tornado EF5. Desde que os números oficiais iniciaram em 1950 e pode ter terminado, essa é a mais extensa. Em Moore, estado de Oklahoma, o último incidente como esse foi em 20 de maio de 2013.

Nas montanhas do Sul de Wyoming e do Colorado, a neve atingiu quase um metro em alguns pontos. A pm atendeu mais de 130 ocorrências de trânsito e centenas de voos foram cancelados em Minneapolis-St. Paul.

É normal que tempo rigoroso reúna uma tempestade de inverno. Tempestades de inverno costumam lançar ondas fortes a severas com o ingresso de ar úmido e quente vindo o Golfo do México antes da chegada da frente fria, que precede o ar gelado do Ártico. Acrescentando o risco de tempo agressivo, o encontro das massas de ar frio e quente formam baixas pressões profundas no centro do continente.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ativar Timer