Auxílio Emergencial: governo vai exigir devolução de recebimentos indevidos

O Governo Federal iniciou mais um lote de cobranças de ressarcimento e devolução do Auxílio Emergencial. O Ministério da Cidadania começou a enviar, nesta segunda-feira (20), a última rodada de mensagens de texto para todos os acordos que levarão o cidadão a restituir a quantia do benefício recebido indevidamente.

De acordo com os apurado pela pasta, algo em torno de 1 milhão de brasileiros estão recebendo esse SMS. As emissões estão ocorrendo nesta segunda-feira e na terça-feira (21). A advertência tem meramente a função de cobrança. Os acordos podem responder essa mensagem em particular.

Nesta fase de cobrança, o Ministério da Cidadania está verificando nas pessoas que encontravam-se recebendo o Auxílio Emergencial ao passo que registravam também outros ganhos.

A exemplo de pessoas que vão entrar nesta lista porque receberam indevidamente os valores, estão servidores públicos.

“Este é o último lote de mensagens a ser enviado no ano de 2021. O objetivo é receber um novo público, formado por pessoas identificadas pelos órgãos de controle como indicados a procederem à devolução de recursos do Auxílio Emergencial”, falou o Ministério da Cidadania.

O Governo Federal terminou gastando bilhões de reais em pagamentos improcedentes do Auxílio Emergencial em 2020. A ideia do Palácio do Planalto, aliás, de acordo com órgãos como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria Geral da União (CGU), é conseguir pegar de volta pelo menos uma parte deste total.

O Palácio do Planalto está enviando mensagens através dos números 28041 e 28042. Portanto, se você receber um SMS vindo de qualquer outro número, não aceite, de acordo com a pasta, é importante desconsiderar.

Veja um modelo de como deve ser a mensagem enviada:

“O CPF ***.070.789-** tem parcelas a devolver do Auxílio Emergencial. Devolva as parcelas em gov.br/devolucaoae. Fraude denuncie em gov.br/falabrae”

Como proceder para devolver o Auxílio Emergencial
Para fazer a ressarcimento do Auxílio Emergencial o cidadão precisa entrar no site oficial de devolução. Caso não se sinta seguro para clicar no link recebido através do SMS, é só ir até o endereço por outros dispositivos conectados à internet.

Em meio a necessidade de recebimentos dessas cobranças o site oficial para devolução do Auxílio Emergencial chegou a ficar fora do ar por quase um mês. O cidadão que recebeu este SMS de cobrança, poderá abrir o endereço do site ou mudar o procedimento para outro tipo de acesso que lhe for conveniente. Procure uma Defensoria Pública da União (DPU) caso não concorde com a cobrança do governo federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados