Logo iLista Empresas

Cor roxa expressa apoio ao Dia de Conscientização da Doença de Alzheimer

Cor roxa expressa apoio ao Dia de Conscientização da Doença de AlzheimerCor roxa expressa apoio ao Dia de Conscientização da Doença de Alzheimer Em 23/09/2021

O Senado estará iluminado com a cor roxa, nestas segunda (20) e terça-feiras (21), para expressar apoio ao Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, instituído pela Lei 11.736, de 2008. Autor do pedido de iluminação especial, juntamente com a Associação Crônicos do Dia a Dia (CDD), o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) afirma que a data foi criada com o propósito de sensibilizar a população, as entidades públicas e privadas de saúde e os profissionais da área sobre a doença.

Para a CDD, a informação “é o melhor remédio” e, por isso, busca compartilhar pela internet conhecimento de forma ampla. O objetivo é tornar melhor a vida das pessoas com doenças crônicas.

— O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que provoca a diminuição das funções cognitivas. A doença não possui cura, sendo a causa mais comum de demência no mundo, com 70% dos casos. Segundo estudo publicado na Revista Brasileira de Epidemiologia, cerca de 1 milhão de brasileiros sofrem de demência, sendo a maioria ocasionada pela Doença de Alzheimer — afirma Nelsinho Trad.

Segundo o senador, que é médico, os sintomas mais comuns da enfermidade são a perda de memória e confusão. É importante, ressalta, conscientizar a população para a prevenção, o diagnóstico e a busca por tratamentos que possam melhorar a cognição dos pacientes.

A identificação de fatores de risco e da doença em seu estágio inicial e o encaminhamento ágil para o atendimento especializado, de acordo com o Ministério da Saúde, são essenciais para um melhor resultado terapêutico dos casos de Alzheimer.

Fonte: Agência Senado

Notícias recentes