Descoberta galáxia a mais de 12 bilhões de anos-luz da Terra

foto: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO), RIZZO

Nesta quarta-feira (12), foi descoberto uma galáxia muito distante da nossa, mas que esteve presente há muito tempo, desde que o cosmos possuía 1,4 bilhão de anos. Isso quer dizer que pela foto, podemos deduzir como eram os primeiros bilhões de anos após o Big Bang. Sua luz viajou por mais de 12 bilhões de anos até chegar aos olhos dos observadores.

A descoberta foi publicada na revista Nature por astrônomos europeus. A galáxia SPT0418-47, de acordo com os pesquisadores, é bastante parecida com a nossa via láctea (galáxia que abriga a Terra) ela possui 2 características semelhantes: um disco em rotação e um bojo. A diferença é que não possui braços em espiral.

A nova galáxia irá mostrar novidades e informações sobre o universo e seus primórdios. Será bastante importante para obtermos uma melhor compreensão sobre a formação das primeiras galáxias do cosmos. Apesar da semelhança com a via láctea, a galáxia SPT0418-47 pode ter se desenvolvido de outra maneira. Tudo está envolto de muito mistério.