Água gelada pode fazer mal à saúde




Você é o tipo de pessoa que gosta de beber água gelada, aquela que chega a doer o dente? Água faz bem a saúde, disso a gente sabe. Todo mundo sabe! Mas tem gente que só consegue matar a sede tomando essa água bem gelada mesmo! Será que água gelada faz bem a saúde? Lembra da sua avó?!

A água gelada pode causar enxaqueca. Foi o que constatou um estudo realizado numa Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Os pesquisadores concluíram que beber um copo d’água geladinha pode ser o fator desencadeante das dores de cabeça.

“A dor pode ser de forte intensidade, pode ser mais leve, mas normalmente é de mais curta duração.” Mário Peres – Neurologista

Os médicos descobriram ainda que beber água gelada com canudinho e direcionando o líquido para o céu da boca, a sensação é mais intensa. Existe uma ligação entre a boca e o cérebro. Quando bebemos água gelada, o estímulo frio percorre os nervos bucais e chega ao tronco cerebral. Lá a sensação de gelado pode se transformar em dor, por causa de alterações leves e temporárias em vasos sanguíneos do cérebro.

Quem nunca ouviu dizer que água gelada faz mal para a saúde? As nossas mães, nossas avós já diziam: – Não toma gelado meu filho! Mas será que é verdade ou só mais uma crendice popular? É o que você vai saber agora!

O gelado nem sempre causa dores de garganta. Os vilões de verdade são os vírus e as bactérias. “Se a pessoa está num estágio gripal, está com algum problema na orofaringe, a água gelada pode sem levar a uma dor de garganta mais intensa.” Arnaldo Braga Tamiso – Médico

O mecanismo é simples. Quando a água gelada passa pela boca e pela garganta, provoca queda de temperatura naquela região. Os vasos sanguíneos e linfáticos se contraem com o frio e o sistema de defesa do organismo deixa de funcionar tão bem por alguns instantes. É tempo suficiente para que vírus e bactérias se proliferem e causem dores de garganta.

O melhor mesmo em quadros gripais seria tomar água morna. Por quê será? O médico Arnaldo explica: A água morna seria perfeita se pudéssemos tolerar, pois está na temperatura corporal. Então não haveria essa diferença de temperatura entre a mucosa e a água. Mas não é muito aceita. O próprio corpo não aceita essa água morna.

É. Água morna não dá, mas então, prefira natural, nem muito fria, nem muito quente e lembre-se, hidratação sempre!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ativar Timer