Orientações para uma Redação nota 1000




Faremos uma sequência de posts intitulados orientações para uma redação nota 1000. Algumas são sobre edital, outras sobre e própria prova de Redação, como é que você deve conduzir essa prova e etc. Vamos então começar a trabalhar? Neste post traremos as orientações da banca primeiro.

Orientações da banca – O que ao abrir o edital e ver o que o Enem está pedindo em relação a redação você vai encontrar?

1 – O teu texto é de natureza dissertativa, portanto esse texto tem um molde (introdução, desenvolvimento, conclusão, tema, tese).Feito nada ai de EU dentro do teu texto. É uma linguagem que não se faz subjetiva e sim objetiva, clara, concisa. Todas essas informações têm que estar internalizadas quando você ler texto de natureza dissertativa.

2 – Abordagem coerente com a proposta: Você tem uma certa coerência com a realidade, com a sua fala, sem radicalismo. Você tem que ter uma coerência com o que você escreve.

3 – Referência a fontes de informação (reflexão articulada com a realidade), contextualização: Tudo isso aqui são orientações da banca para que você possa formular um bom texto.

4 – Posicionamento: Ter um posicionamento que eles te pedem lá na tua conclusão.

5 – Divisão/organização do texto e dos parágrafos: Dividir esse texto em parágrafos. Como você organiza esse texto na tua folha. Isso é muito importante. Ter cuidado com a caligrafia. Não ter um excesso de rasuras. Tudo isso ai pra deixar o teu texto mais limpo visualmente possível. Isso também é muito importante quando estamos pensando em uma redação.

6 – Uso adequado do vocabulário: Nada de radicalismo, de palavras de baixo calão que não são bem vindos no seu texto.

Continue dentro do assunto clicando nos seguintes links:

Texto Dissertativo
A banca
Linguagem de Redação
Avaliação

Professora Mali


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ativar Timer