Fonemas Vocálicos ou Fonemas Vogais




Fonemas vogais, semivogais e consonantais, cada um desses fonemas constitui a nossa língua portuguesa. Vamos então para o primeiro deles, os fonemas vogais (vocálicos): São aqueles em que o ar é produzido pelo ser humano sem nenhum obstáculo na passagem de ar. E que obstáculo são esses? Nós temos um sistema fonético respiratório, um sistema fonatório e respiratório que influencia diretamente nisso.

O que faz parte do nosso sistema de produção de som no ser humano? Temos diafragma, laringe, faringe, dentes, língua, pulmões… Tudo isso faz parte da produção de ar e dos sons no ser humano. Esse sistema tem algumas propriedades na hora que a nossa palavra, ou melhor a nossa letra , o nosso som vai sair da nossa boca. Então quando eu falo fonema vocálico, aquele que é quando eu produzo o som sem nenhuma interrupção da passagem de ar, por exemplo: (A). Fala ai esse fonema. Você está tendo algum problema na passagem de ar? Não. Você abre a boca, faz o formato da letra ou do som e pronuncia “A”. Quando nada interrompe a passagem do ar, é fonema vogal. Fala também as vogais (E, O)

A Semivogal tem algumas propriedades, primeiro, tem uma questão fonética por exemplo, quando eu falo (I), fala aí também e presta atenção. O que aconteceu aí dentro da sua boca? Lá no interior da sua boca tem um estreitamento das paredes, certo? No interior da sua boca, a sua língua dá uma levantada. Isso é uma semi-interrupção da passagem de ar.

Outra, (U), a mesma coisa, tem um pequeno estreitamento, isso é semivogal e olha o que acontece: o (I)e o (U) tem outra propriedade ainda. Quando eles estão lá na palavra ou nas sílabas, eles vão ter a função de semivogal porque também são mais átomos. O que é isso? Seu som é mais leve em relação às outras vogais, por isso que eles também são semivogais. Então olha lá: vogais (A,E,O) e semivogais (I) e (U).

A gente pode pensar assim: Mas a minha professora quando eu era pequeno(a) me ensinou que as vogais são (a, e, i, o, u). Sim! Tudo bem! Esta correto! Mas quando vamos pensar agora na fonética, agora que você já esta mais velho(a), você precisa pensar nisso, que o (I e o U) são semivogais por todas as suas propriedades que acabei de descrever e o (a, e, o) são vogais. Tudo tranquilo?

No próximo post estudaremos o que são fonemas consonantais. Fique atento e não peraca nenhum de nossos estudos!

Professor Noslen


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ativar Timer