Estude MENOS e aprenda MAIS




Já parou para pensar que é possível estudar MENOS e aprender MAIS? E se eu fizer uma proposta ainda mais ousada: Já parou pra pensar que é possível estudar menos, aprender mais e ainda gostar de fazer isso? Neste post vamos te mostrar que isso é possível. Se você é estudante do Ensino Fundamental ou Médio. Se você já está numa Faculdade ou se preparando para um concurso, ou ainda, se você tem um filho, uma filha na escola ou se você é professor, tenho certeza que o que vamos apresentar aqui vai ser muito útil pra você.

Bom, para começar quero deixar claro 3 coisas que não são os nossos objetivos:
#1 – Nós não ensinamos truques e nem como colar melhor nas provas;
#2 – Nós não colocamos o conhecimento dentro da sua cabeça como se fosse no filme Matrix;
#3 – Nós não queremos transformar você em um nerd.

Para entender como é possível estudar menos e aprender mais a primeira coisa que você tem que perceber é que nós passamos muito tempo dentro da sala de aula. Um estudante normal gasta pelo menos 16 anos para ir do 1º ano do Ensino Fundamental até o último ano da Faculdade. Em cada ano são cerca de 200 dias letivos e em cada dia são mais de 4 horas de aula. Multiplicando isso tudo (16 anos x 200 dias x 4 horas) dá um total de 12.800 horas de aula e isso é muito, muito tempo!

O grande problema é que esse tempo é mal aproveitado. Por quê?
Primeiro, porque muitas vezes nós temos pouca motivação para estudar.
Segundo, nós não aprendemos sobre como aprender sobre como estudar corretamente. A grande maioria de nós aprende por tentativa e erro e não pelo método específico e isso é muito ruim. Vamos fazer a seguinte comparação: Se você não soubesse nadar e te jogassem no mar, ou você se afogaria ou você de alguma forma conseguiria boiar e chegar até a praia. Mas tenho certeza que você ia ficar bem traumatizado.

Agora imagine que alguém te ensine a nadar. Mesmo que você caísse no mar, você conseguiria facilmente chegar até a praia. E mais, você deve concordar comigo que quem sabe nadar, pode se divertir muito fazendo isso.

Olha só, nos estudos é a mesma coisa. Se você não sabe estudar você se perde na matéria. Mas se você sabe, você até se diverte aprendendo. Eu mesmo já estudei muito e até conclui o mestrado em física numa universidade muito bem conceituada, mas nunca me ensinaram sobre como estudar corretamente. Hoje, como professor, eu vejo vários estudantes passando pelo mesmo processo que eu passei, mas você não precisa disso. Se você aprender sobre como aprender e sobre como estudar corretamente e com motivação, as mais de 12.800 horas que você passa dentro de sala vão ser muito bem aproveitadas e consequentemente Você vai precisar estudar menos em casa ou seja, você vai aprender mais estudando menos.

Ricardo Motai


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ativar Timer