Como não esquecer o que estudei?




Vamos demonstrar neste post 3 técnicas para que você não esqueça o que você estudou. Porque eu não sei se isso acontece com você, mas Já aconteceu comigo várias vezes, de eu estudar um determinado assunto e no momento da prova não lembrar. Tem até um caso interessante, teve um concurso que eu fiz para Magistratura, acho que foi em 2005, que eu tinha estudado e fui fazer a prova. Eu estava confiante pois tinha estudado boa parte do assunto. Cheguei lá tranquilo, o fiscal distribuiu as provas e eu comecei a ler, só que daí aconteceu o seguinte, a maioria das questões que eu lia, eu percebia que eu entendia o assunto, entendia o que estava sendo pedido, mas eu nunca sabia qual era a resposta correta. Eu tinha estudado o assunto mas não sabia exatamente se aquilo era certo ou errado. Isso me causou uma frustração muito grande, Porque como é que eu estudava um determinado assunto e no momento da prova eu não conseguia lembrar exatamente para acertar as questões.

Com o passar do tempo eu comecei a perceber que existem técnicas para que você não esqueça o que você estudou. A primeira técnica é a seguinte: A explicação.

Explicação – Ela se divide em duas partes, Auto explicação e Explicação ensinar (explicar para um terceiro). Então quando você estuda um determinado assunto e entende o que você estudou, inclusive tem uma frase de Einstein muito interessante, que se você estudou alguma coisa e não consegue explicar isso de uma forma simples, é porque você não entendeu. Essa é a primeira fase, que é você estudar e entender o que foi estudado.

A partir do momento que você entende o que você estudou, você eleva a sua capacidade de compreensão, de fixação, quando você explica esse assunto para você mesmo ou para alguém. Toda vez que você faz isso A sua conexões neurais vão aumentando e a sua capacidade de assimilação desse conteúdo, consequentemente aumenta. A primeira técnica é esta, explicação, ou você explica para você mesmo, ou você explica para uma terceira pessoa – ensina esse assunto para uma pessoa.

A segunda técnica é você resumir de forma simplificada o que você estudou. Você pode fazer isso de duas formas, através do flashcards ou através de fichamentos, eu chamo de resumo por palavras-chaves.

Qual é o primeiro caso? No primeiro caso, tudo o que você estudar, você pegue o que é mais interessante e elabore uma pergunta numa folhinha de papel e no verso você coloque a resposta. Você vai colocar em uma caixinha todas estas perguntas, lembrando que as respostas estão atrás. No final da semana, Final do assunto que você estudou, você pega essas fichas e ler as perguntas para tentar responder. Se você responder certo, você separe em uma caixa da direita por exemplo e se você responder errado repara na caixa da esquerda. Aí você terá 3 caixas, uma no meio, outra na esquerda e mais uma na direita. O seu objetivo é responder essas questões o máximo de vezes possíveis e a medida que você for acertando, vai levando para a caixa da direita, até que todas essas fichas estejam na caixa da direita. Significa que você leu, respondeu e acertou.

A segunda parte é você fazer um fichamento, um resumo por palavras-chaves. O que significa isso? No momento que você estiver lendo, que você está estudando, você sintetiza, não copiando, mas sim colocando a ideia central daquilo que você está estudando, para que depois você possa resgatar, Você possa revisar e é aí que eu entro na terceira técnica, tão importante para fixar o que você leu na memória, a revisão.

Tanto no flashcard como neste resumo de palavras chaves você precisa dedicar semanalmente um tempo, um horário. Eu reservava a segunda-feira para revisar tudo o que eu estudei nas semanas anteriores e é claro que você não vai conseguir reestudar, você precisa revisar e revisar e diferente de estudar novamente. Revisar é você pegar a essência e rememorar. Essa revisão é importantíssima.

Se você aliar essas três técnicas que é explicar ou ensinar para outra pessoa, fazer flashcards ou resumos por palavras-chaves e a revisão semanal e constante, o seu nível de fixação do assunto vai tá lá em cima, certo?! Isso eu apliquei pessoalmente nos concursos que fiz e depois que eu utilizava estas técnicas meu desempenho em concurso aumentou muito. Teve determinados concursos que eu consegui 90%, 92% de acertos.

Gerson Aragão


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ativar Timer