Dicas sensacionais para organizar seus estudos em casa – Parte 1




As aulas já começaram mas não só, junto delas vem a preocupação com os estudos para o vestibular e o Enem. Como organizar a minha rotina? Quantas horas por dia devo estudar? E os finais de semana? Como conciliar trabalho e estudo ao mesmo tempo? Calma!!! Trazemos para você 10 dicas que serão divididas em 4 posts as quais vão fazer uma grande diferença em sua vida e te inspirar a estudar muito. Vamos à 3 primeiras então?!

1ª Dica: Organizar o dia – Quando pensa em organizar o dia, você tem que pensar naquilo que você vai fazer durante seu dia. O que você vai estudar durante seu dia e o tempo de você estudar também. Por exemplo: Você vai estudar mais de uma matéria?Obviamente! Não vale a pena você estudar todos os conteúdos de Língua Portuguesa num dia só. Então fragmenta! Separa 2 horinhas do seu dia para estudar só Língua Portuguesa e mais 2 horinhas para matemática. Organiza isso já previamente. Se você quiser, pode não só organizar o dia como organizar a semana. Isso! Um plano semanal! Organiza isso antes de começar a estudar, pra depois você pensar no que vai estudar, no conteúdo de cada matéria especificamente.

2º Dica: Métodos de estudar individuais – Quando eu falo em métodos de estudos individuais, cada um tem um jeito diferente de estudar. Tem gente que prefere estudar olhando e escrevendo. Outros preferem olhando, escrevendo e falando, porque grava a parte auditiva também. Tem gente que só observando é o suficiente. Então esse método de estudo é muito individual, é de cada um. E se você não descobriu o seu ainda, tem que experimentar, por exemplo: mapas mentais (um tipo de estudo muito bacana que é visual), infográfico (tem visual com informação). Cada um tem um jeito diferente. Você precisa buscar o seu jeito de estudar. A que é mais confortável pra você e que tem mais eficiência pra você.

Se você já estuda a algum tempo, com certeza já tem o seu jeito de estudar. Se você não estuda a um tempo e tá começando a ocupar esse forte agora, época de vestibular e Enem, então você vai se descobrindo agora nesse começo de ano. É agora a hora de descobrir o jeito melhor para você, se é escrevendo somente, se é ouvindo, observando e escrevendo ou se é só observando mesmo. Você precisa saber disso antes de começar a estudar.

3ª Dica: Local adequado e organizado para estudar – ter esse local próprio para você estudar é sensacional. Precisa! Óbvio também que isso é muito pessoal. Tem gente que gosta de sentar na cama com uma prancheta no colo, com o computador do lado. Tem gente que gosta de ter uma mesa toda limpa. Mas você precisa de um local organizado, que seja assim, você sente e fale: —Esse é meu espaço de estudo. É o local onde eu vou aprender. Organize esse local. Pensa nisso já previamente: Ah! Vou começar com tudo meus estudos agora, então vou organizar a minha vida! Vou limpar mi há escrivania, deixar tudo limpinho com as minhas canetas, meus cadernos, tudo separadinho… Para que você tenha um ambiente tranquilo para seus estudos e possa focar naquilo que você quer, o seu objetivo.

Professor Noslen


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ativar Timer