Como memorizar rápido e com eficiência




Quer lembrar de qualquer coisa?! É muito fácil! Pra você conseguir facilmente memorizar alguma coisa é só você usar a técnica dos ganchos mentais? E o que são os ganchos mentais? Nada mais que associações. Você pega uma informação nova, a qual esta adquirindo ali naquele momento e associa com alguma informação que você já sabe, de preferência que você domine muito bem. Vamos a um exemplo?!

_ Boa tarde! Eu me chamo Ricardo?
_ Olá, boa tarde! Eu sou o Erique e provavelmente irei esquecer seu nome.
_ Claro que consegue Erique, basta você pensar que o meu nome ericardo.

Neste caso o que fizemos? Associamos o nome do Erique, o som do seu nome com o som do nome do Ricardo. Uma informação nova para o Erique, que é o nome do Ricardo foi associada com uma informação já conhecida, já dominada pelo Erique, que é o seu nome.

Você pode fazer isso com qualquer coisa. Um gancho mental é como se fosse mesmo um gancho, onde você já tem lá um gancho muito bem preso na parede e vai prender alguma cosa nesse gancho. O ganho muito bem preso na parede é aquela informação que você já sabe e que muitas vezes pode ser uma informação relacionada a sua vida, a sua história, alguma coisa que você gosta muito. E aquilo que você vai prender no gancho mental é a informação nova, aquela que você quer memorizar.

Por que isso funciona?

Nós aprendemos através de associações neurais ou seja; através de conexões entre neurônios no seu cérebro. Essas conexões são chamadas de sinapses. Quando você tem uma informação muito bem gravada no seu cérebro, isso significa que existe uma rede neural muito forte associada aquela informação ou seja; os neurônios associados a essa informação estão muito bem conectados.

Quando você vai memorizar uma informação nova, você está muitas vezes criando uma nova rede neural, só que essa rede muitas vezes é fraca, justamente por ser uma informação nova. Quando você associa uma informação nova com uma informação já dominada, muito bem gravada, o que você esta fazendo é pegando aquela rede fraca e ligando, conectando ela com a rede forte e isso faz com que a rede fraca fique forte também.

Mais um exemplo, mas antes quero que você memorize esse número 729. Daqui a pouco, no próximo post “Dicas de memorização poderosas”, te explico o porque.

Vamos ao exemplo então: Eu tenho facilidade de memorizar o nome dos alunos. Toda vez que entro numa turma nova, uso a técnica dos ganchos mentais para memorizar o nome desses alunos. Uma vez em que estava entrando numa turma pela primeira vez, comecei ia ler a lista de nomes e identificar quem que era cada aluno. Vi que tinha uma aluna chamada Débora e que ela é loira. Na mesma hora eu lembrei que a minha prima também se chama Débora e também é loira. Então o que eu fiz? Associei essas duas informações, uma nova, o nome da aluna Débora, com a informação que eu já tinha, o nome da minha prima Débora e usei a técnica dos ganchos mentais ai. A partir daí já memorizei o nome da aluna facilmente.

Essa técnica pode ser usada para qualquer coisa, não só nomes mas também para dados, informações e por exemplo, números.

Continue esse artigo no post “Dicas de memorização poderosas”.

Ricardo Motai


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ativar Timer