Regras de pontuação – Ponto Final




Vamos falar um pouquinho de cada uma das pontuações, bem simples, pois você já deve conhecer muita coisa. Vamos deixar um post específico só para virgula, onde vamos agora exemplificar para você. Mas quando formos falar da vírgula, vamos deixar outros exemplinhos bem bacanas para você. Vamos começar falando sobre o Ponto Final (.).

Ponto final é muito simples. Primeira coisa: Ponto final e uma frase declarativa (ponto final). Declaro qualquer coisa (ponto final). Uma afirmação, essa afirmação pode ser positiva, negativa, tanto faz, declarei algo, (ponto final).

Empregamos o ponto final quando pretendemos encerrar uma frase declarativa. Ex.: Preste atenção. Eu posso colocar outra pontuação ai nessa frase? Pode sim, desde que mude a intenção da frase. Ex.: Preste a tenção! Repita essa frase duas vezes. Em uma você vai usar o ponto final, e na outra a exclamação. Veja como você mudará a sua intenção em cada uma, o seu tom de voz.

Quando você falar a frase que segue com o ponto final, estará apenas declarando. Veja que quando você muda a intenção, também muda a intenção. É isso. É simples. É muito fácil.

Onde mais eu uso o ponto final? Frases imperativas. Ou melhor, que dão uma ordem. Ex.: Fique quieto. Olhe para mim. Pegue esse papel para mim. Copie o que estou dizendo.

Todos esses exemplos são afirmações imperativas. Que dão uma ordem. Verbos no imperativo dão ordem. (Ponto final)

Outro lugar que usamos o ponto final é nos finais de abreviações. Qualquer abreviação que você faça. Ex.: Sr., Sra.. O ponto faz parte da abreviação, então, cuidado. Sempre que você for fazer uma abreviação, em qualquer lugar, tem que usar o ponto final da abreviação. Muito simples, e muito fácil o ponto final. Não tem segredo.

Professor Noslen

Depois do ponto final, outra pontuação que é muito legal, muito recorrente, que a gente pode usar várias vezes, é a tal da exclamação. Mas esse assunto é conteúdo do nosso próximo post. Então, fique atento curtindo a nossa página para receber todos os nossos posts. Até lá amigo(a).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ativar Timer