Regras de pontuação – Interrogação




Onde pode ser usada a interrogação? Em frases interrogativas. Que fazem o quê? Um questionamento. Uma pergunta. Então, qualquer pergunta que você faça, você vai usar a interrogação. Ex.: Qual o seu nome? Por que você está lendo esse post? O que você está fazendo ai na frente do computador? Aprendendo com o Ilista. Rsrsrs. É muito simples.

Agora, um detalhesinho bem legal: Eu posso usar a exclamação juntas. Como assim? Em que momento eu posso fazer isso? Quando eu tenho por exemplo um diálogo numa narrativa, e um dos personagens se espanta e questiona ao mesmo tempo. Ex.:

A mãe chega em casa e pergunta:
_ Quem é que vai ao mercado para a mamãe?
A filha responde:
_ Eu!
A mãe fala para a filha:
_ Você?! Nossa, nunca imaginei que você fosse.

Quando a mãe falou Você?! Esse você que é uma exclamação com uma pergunta, é um susto. Como assim? Você vai fazer isso? Isso você pode usar uma interrogação, com uma exclamação ao mesmo tempo. Isso existe. É muito comum em narrativas. Em quadrinhos você também encontra muito isso. Agora, em texto dissertativo não vai ter, ok! Só quando você fala de personagens. Então, no teatro, novela, você está falando de personagens, certamente terá isso. Facilzinho?! Muito tranquilão?!

Posteriormente faremos um post sobre dois pontos (:), ponto e vírgula (;), aspas (“”), parêntesis (), travessão (_). Todas essas pontuações que nós temos ai, e a vírgula (,) também.

Professor Noslen

Pessoas, ah! Não esqueçam de fazer aquele esqueminha sempre bom, sabe?! Curta a nossa página “Ilista” no Facebook. Estamos juntos! Estamos crescendo cada vez mais!!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ativar Timer