Redação para iniciantes – Mais 3 dicas preciosas para redigir um bom texto




Continuando nosso tema, Redação para iniciantes, trazemos para você, caro amigo leitor, mais três dicas importantíssimas para você redigir seu texto de uma forma bem mais simples e fácil, e a primeira delas é saber improvisar, Veja!
Saiba improvisar – Imagina que você está escrevendo a redação e percebe que está fugindo do tema, se perdeu ali no meio do caminho. Saber improvisar é você conseguir parar, voltar, reler o seu texto, e reencontrar um caminho. E o saber improvisar é, como é que você pode encaixar uma informação ali, de forma que você não perca o seu texto inteiro, ou perca o parágrafo inteiro. Fuga do tema é motivo suficiente para você tirar zero na redação. Então, muito, muito cuidado. Saber improvisar e ser muito cauteloso, mas ao mesmo tempo conseguir encontrar uma saída, um argumento, uma forma de abordagem, pra fazer você não se perder no meio do caminho.

Escreva bem – Escrever muito bem abrange duas áreas: Você ter o domínio da norma culta da Língua Portuguesa, que essa é uma das competências cobradas na redação do ENEM, e você saber se expressar muito bem. Por isso é importante participar de debates. Neles, você se expressa, fala sua opinião, expõe o que pensa, escuta o outro, ouve um argumento novo, um assunto novo, uma abordagem nova. Isso só te agrega. Então, você saber como escrever e o que escrever, é muito importante. Só que, para você colocar o conteúdo no papel, você tem que saber a melhor forma de fazer isso.

Conheça os dois lados – Uma das coisas mais importantes que muitas pessoas esquecem de fazer na redação, é pensar nos prós e nos contras, no lado positivo e no lado negativo da questão. É conseguir observar o assunto de forma mais macro, ser mais crítico, olhar o problema mais de fora sem se envolver tanto.
Eu sei que você é um cidadão brasileiro. Eu sei que o problema social é um problema seu também, mas você deve ter o senso crítico de perceber pontos positivos e negativos, mesmo quando só importa pra você seus negativos. Não tem ponto positivo em aborto por exemplo? È interessante você conhecê-los, ou saber na perspectiva de outras pessoas o que é positivo, por exemplo, numa garota que foi estuprada. Ela ter oportunidade de abortar, porque era um fato que ela não desejava. Então, pra você, o seu negativo não interessa, mas pra ela é algo bom. Então, você ter o senso crítico e a capacidade de enxergar isso, é muito importante dentro da sua redação. Você mostrar para o corretor que consegue enxergar essa questão de forma mais macro. Isso mostra que você conhece muito bem o assunto, que você tem o senso crítico de entender o motivo do outro, mesmo que o seu posicionamento seja contra, mesmo que você não concorde.

Não leu ainda as dicas anteriores para uma ótima redação? Clique aqui e fique por dentro!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ativar Timer