Maneira adequada de lavar os cabelos para evitar a queda e a calvície




Sua família tem tendência forte genética de calvície? Então fuja dessa herança genética com as nossas dicas. Primeiro, vamos quebrar o mito em relação a lavar o cabelo e queda de cabelo. Aquele cabelo que cai durante a lavagem já era um fio que ia cair, tá bom? Então não se preocupe. Tem gente que deixa de lavar o cabelo achando que o ato de lavar o cabelo faz a queda, mas isso não. Isso não é correto. Você deve lavar o cabelo na frequência em que o couro cabeludo fique limpo. Couro cabeludo sujo, excesso de oleosidade, pode estar levando a obstrução dos poros, causando então ai sim calvície e queda de cabelo.

Muito importante também evitar a água quente. Quando está no inverno, bastante frio, as pessoa capricham no chuveiro elétrico. Isso não pode acontecer. O couro cabeludo não gosta de água quente, mesmo porque ele secreta mais oleosidade, causa inflamações, irritações e também o fio de cabelo, a haste capilar, perde o brilho e a cutícula fica mais aberta.

Se você tem um chuveiro desses, lava o corpo com água quente e estende a cabeça para trás, depois você lava o cabelo com a água fria. Então sem causar irritação e não estimular essa produção de sebo pelas glândulas sebáceas.

Outra dica muito importante é aquela pessoa que esfrega a cabeça. Não é para esfregar a cabeça! É para você massagear suavemente e deixar o shampoo agir. O fato de você friccionar muito o couro cabeludo, isso sim causa estímulo da produção de sebo.

Lembre-se que o sebo é lesivo. Ele contém a enzima DHT — Dihidrotestosterona —que causa a queda de cabelo.

Se você já tem cabelo oleoso use o shampoo adequado que possui substâncias detergentes para fazer uma lavagem adequada. Tem que tá utilizando o produto adequado.

Pessoas com o cabelo mais oleoso devem tomar cuidado com máscaras também, que pode tá obstruindo o poro.

O poro quando está obstruído recebe informação de secretar mais sebo ainda, piorando também a queda de cabelo.

Cuidado com a técnica nova que vem circulando na internet, a No Poo ou Low Poo, que deve ser utilizada apenas por certas pessoas. Quem tem o cabelo muito oleoso não deve-se utilizar dessa prática. Pode piorar a dermatite seborreica, psoriase capilar, levando a muita inflamação do couro cabeludo.

Seque o cabelo sempre. Cabelo quando esta úmido quebra as pontes de hidrogênio e fica mais sensível. Ele sofre uma quebra muito mais fácil. Evite então ficar com os cabelos molhados.

Se você usa o secador de cabelo, a maneira adequada é deixá-lo no mínimo 10cm da raiz e o secador em jatos, não o jato contínuo. O calor contido no couro cabeludo pode tá estimulando a secreção sebácea, então sempre em jatos igual o cabeleireiro faz. O sentido desse jato deve ser sempre no sentido do cabelo. As cutículas crescem no sentido do cabelo, dessa maneira o secador acaba fazendo o fechamento das cutículas.

Espero você seguir essas dicas para prevenir a queda de cabelo, para melhorar então a oleosidade e tá bloqueando essa DHT com o shampoo adequado.

Dr Lucas Fustinoni


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ativar Timer