Dicas preciosas para um bom e delicioso café




Café é um patrimônio nacional. Quem não se sente super acolhido, quando é convidado pra tomar um cafesinho hem? E para que você faça um delicioso e bom café, deixamos aqui 5 dicas. Vamos conferir!

Dica 1 – Para começar, é sempre bom usar água mineral ou filtrada. E sempre no início da ebulição, porque se ela ferver muito, ela perde o oxigênio e fará com que o café fique mais pesado, e não fique tão saboroso. O ideal é que a temperatura da água fique entre 92 e 96 graus, para que o oxigênio seja mantido, e o sabor do café fique mais agradável e leve ao paladar.

Ai você pergunta: _ Como é que eu vou saber que a água chegou a temperatura de 92 à 96 graus? Calma, pois aqui no Ilista você encontra mais uma dica prática.

A temperatura da água chegou entre os 92 e 96 graus, quando a água começou a se movimentar e fazer aquelas bolhas grandes, antes da fervura.

Dica 2 – Escalde bules, xícaras, e utensílios antes de preparar o café. Isso serve para manter a temperatura desses acessórios, tirar o gosto do papel do filtro e também para tirar o gosto do café anterior.

Dica 3 – Guarde o pó de café na geladeira em um pote exclusivo. O café não estraga e nem faz mau tomá-lo depois de um certo tempo, mas, como se trata de uma bebida aromática e gostosa que tomamos por prazer, é importante conservar todos estes aromas dos grãos.

Quanto mais baixa a temperatura e menor a umidade, melhor pra conservar todos esses aromas do café. Com o passar do tempo, com o contato com o oxigênio, o café oxida mais rápido. E lembre-se que o café também absorve outros odores. Então é importante deixá-los longe de queijos e alimentos que tenham um sabor mais forte.

Dica 4 – Prepare somente a quantidade de café que será consumida imediatamente ou no máximo em uma hora. Essa recomendação, é porque o café vai perdendo os componentes e aroma com o passar do tempo. Então, uma hora é a data limite. Isso explica também porque as cápsulas fazem tanto sucesso. Porque o café fica lá, prontinho e esperando para ser degustado.

Dica 5 – Congele o café que sobra. Ele congelado, pode ser utilizado numa bebida gelada, como frapê ou nos drinks de café.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ativar Timer