Faça uma ótima redação dissertativa-argumentativa com estas dicas

Tem gente que só de ouvir a palavra redação já se treme de tanto medo.
Escrever um texto dissertativo argumentativo pode até parecer um bicho de sete cabeças nas aulas do cursinho, más você não precisa ficar apavorado(a) com a tão temida redação. Antes disso, é bom que você entenda bem o que esse tipo de texto exige.

O texto dissertativo tem o propósito de informar, ou seja; através da dissertação são transmitidas informações para o leitor. Já o argumentativo faz o papel de convencer o leitor fazendo com que passe a ter a mesma opinião que o autor. Isso significa então, que o seu texto deve explicar um tema e instigar o leitor a seguir o seu raciocínio.

Agora muita atenção! Pegue uma caneta, papel, ou mesmo o seu computador e vamos as dicas:

1ª Dica - Critique
Criticar não é apenas falar mal de alguma coisa, e sim saber discutir sobre o assunto abordado, expor a sua opinião de forma sutil e apresentar o seu ponto de vista de forma clara. Não basta apenas indicar os pontos negativos de determinado assunto. Saiba apontar as qualidades também. Más sempre de forma verdadeira e cautelosa.

2ª Dica - Fique bem informado
Para ficar bem informado busque pela informação de qualidade: notícias relacionadas com a vida dos famosos por exemplo, dificilmente serão aproveitadas. Procure estar a pá de acontecimentos variados, tanto no Brasil como no mundo: política, esporte, fenômenos climáticos, economia, acontecimentos históricos... São algumas das noticias que poderão servir como base para a criação de uma dissertação.

3ª Dica: Utilize bem o português
De nada adianta possuir boas idéias para argumentar, discutir e expor sua opinião se você não possuir domínio sobre a língua portuguesa. Aprender a utilizar o português de forma correta é fundamental para que a sua redação tenha credibilidade. E para utilizar bem o português é necessário conquistar o hábito de ler e escrever muito.

4ª Dica: Relacione as informações
Adquirir uma grande bagagem de informações é simples, más relacioná-las de forma correta para que a redação não fique sem sentido, pode não ser tão fácil assim.
Para começar, procure reunir todas as suas idéias e elabore um esqueleto do seu texto. A partir desse esboço comece a inserir as informações. Cuidado para não ser redundante, em cada parágrafo busque associar o maior número de informações e interligar um a outra. A redação deve seguir um fluxo, estar bem clara e coesa.

Os comentários estão desativados.