Dor de garganta, bem comum no inverno – Como é causada? Primeira Parte

,




Você está com dor de garganta, dor para engolir, irritação…? Vamos falar dessa dor que atinge milhares de pessoas na época do inverno. Por este post ser extenso, dividiremos ele em 3 partes. Fique atento para não perder nenhum.

Antes de mais nada, vamos falar o que é garganta.

Bom, a garganta é a faringe, que é dividida em 3 áreas:
1ª: Região atrás das vias nasais, a rinofaringe;
2ª: A orofaringe, que inclui a região da boca e da garganta que vemos no espelho;
3ª: A hipofaringe, que fica mais abaixo. Região que comunica com a laringe e com o esôfago.

Vamos chamar sua atenção para 2 estruturas: Adenoide e amígdala.
Adenoide fica na rinofaringe, atrás das vias nasais. A amígdala fica na orofaringe, logo na região em cima da língua, onde a gente consegue ver na garganta.

Basicamente, 3 são os fatores que fazem essas estruturas incharem:
* Alérgicos;
* Irritativos;
* Infecciosos.

• Fatores Alérgicos: Se for alérgico, você vai perceber que vem muitas vezes com sintomas nasais. E nessa época do ano, a gente fica em ambientes muito fechados, então a alergia aumenta muito. A poeira dentro de casa. Há casas que tem carpete, cortinas, ambientes mal ventilados. Tudo isso, acaba atrapalhando as vias nasais, que vão por consequência acabar acometendo as vias orais também da garganta.

Dentro desses fatores alérgicos, destacamos os animais de estimação. Principalmente quando eles ficam dentro de casa, e soltam muito pelo.

Nessa época do ano, o inverno, também tiramos muitas roupas de dentro do armário. Roupas estas que estão guardadas há muito tempo e que exalam muita poeira, e acabam guardando mofo junto. Então é muito comum esses sintomas atrapalhar nessa época do ano.

No post a seguir, falaremos dos fatores irritativos. Continue conosco clicando aqui, e ficando por dentro do fator irritativo que muito prejudica nossa garganta.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ativar Timer