Começando a estudar do zero

,




Toda grande caminhada começa com o primeiro passo.
Seja para um concurso público ou para a prova da OAB, você precisa começar a estudar do zero. E o que você deve fazer para começar? Bom, existem alguns aspectos que são muito importantes para aquela pessoa que precisa começar a estudar, e ainda está um pouco perdida.
Postaremos aqui, cinco aspectos que você precisa para começar seus estudo do zero.

O primeiro é a definição do objetivo:
_ Eu quero ser aprovado em um concurso público? Qual o concurso público ou área que me interessa? Pois tem concurso da área de banco, da segurança pública. Tem a prova da OAB, que não é concurso, mas exige uma preparação detalhada. Então, você tem que definir o seu objetivo.

Vamos supor que o seu objetivo seja a aprovação no concurso do Tribunal da Justiça de sua cidade. Você vai saber o seguinte: Existe edital aberto para este concurso? Se não ainda, você vai tomar o último concurso como referência. Então baixe o último edital e leia, para saber as regras do concurso, e as matérias que você tem que estudar.

Depois de definido o objetivo e baixado o edital, você precisa identificar quantas horas do seu dia você terá disponível pra estudo e montar um quadro de horários.

Divida seu tempo disponível conforme as matérias que você vai estudar. Um dia você vai estudar Direito constuticional, no outro dia Direito administrativo, Informática, Português… Tem que haver um equilíbrio entre as disciplinas que você estuda e os dias que você tem disponível.

Estabeleceu seu objetivo, leu o último edital, dividiu seus horários, você precisa identificar ainda, as ferramentas que você utilizará para seu estudo. Por quê?

Hoje em dia tem muita opção. Temos vídeo aula, cursos preparatórios presenciais, apostilas, livros que você pode adquirir. Definido o seu objetivo, escolhido o concurso, feito a leitura do edital e a divisão dos dias e das matérias que você precisa estudar, o próximo passo, além de definir as ferramentas e os meios de estudo, é colocar a mão na massa.

Você precisa começar imediatamente. Começa então por aquelas matérias que você tem um pouco mais de facilidade, mais envolvimento, e depois você passa para um estudo das mais difíceis.

O mais importante é começar. Toda grande caminhada começa com um pequeno passo. Terá vezes que você vai ter que se desdobrar com as suas atividades. Você terá que pensar no projeto da aprovação em médio, longo prazo. Más o mais importante é começar. Boa sorte!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ativar Timer