Pré-shampoo: saiba o que é e como fazer um pré-shampoo caseiro




Você já ouviu falar no pré-shampoo? Como você pode imaginar pelo próprio nome, ele se trata de um produto utilizado antes da aplicação do shampoo.
nPorém, o pré-shampoo pode causar algumas dúvidas, pois existem duas variantes desse produto.

Uma delas tem o objetivo de preparar o cabelo para a lavagem, promovendo uma limpeza mais profunda que a convencional. Esse tipo de pré-shampoo consegue abrir mais as cutículas, de forma a remover os resíduos de outros produtos que estejam acumulados nos fios.

A outra versão do pré-shampoo, por sua vez, faz uma função no sentido oposto: ela funciona como um protetor para os fios, selando as cutículas para impedir a perda de umidade quando o shampoo é aplicado.

Pré-shampoo para proteger o cabelo: Diferente do pré-shampoo destinado a promover uma limpeza profunda nos fios, o pré-shampoo protetor é utilizado para reduzir o efeito de ressecamento que os shampoos podem causar.

Um bom condicionador pode repor a perda da hidratação depois do uso do shampoo, mas ele não tem como prevenir que esse efeito aconteça.

Os pré-shampoos protetores têm o poder de serem absorvidos pelas proteínas internas dos fios, ajudando a selar as cutículas. Na prática, isso significa um cabelo mais forte e com menos aspecto quebradiço.

Se você tem cabelo cacheado, mas não consegue manter o formato definido, esse pode ser um sinal de que o pré-shampoo seria uma boa opção para você. Frizz em excesso, pontas ressecadas e fios danificados pela química também podem se beneficiar.

Como usar o pré-shampoo protetor: Disponível na forma de máscara, creme, pasta, sérum ou óleo, o pré-shampoo deve ser aplicado antes mesmo de você entrar no banho. Recomenda-se utilizá-lo a cada 15 dias para não deixar os cabelos sobrecarregados.

Antes de entrar no chuveiro, umedeça os fios com um borrifador, aplique o pré-shampoo no comprimento e nas pontas e deixe agir de 3 a 15 minutos, conforme as instruções da embalagem. Em seguida, lave o cabelo como de costume.

Nas versões em óleo, o pré-shampoo pode ser aplicado nos cabelos secos até mesmo algumas horas antes de você lavá-lo. Assim, para obter um efeito poderoso, você pode usar o produto à noite, antes de dormir, e lavar os fios pela manhã.

Como fazer um pré-shampoo protetor caseiro: Se você quer testar o pré-shampoo protetor em casa, você pode experimentar o óleo de coco. Para isso, aqueça um pouco de óleo no micro-ondas por 20 segundos e aplique-o mecha por mecha nos fios. Aguarde 15 minutos e lave o cabelo em seguida.

Outra opção é usar uma máscara nutritiva que seja mais em conta – afinal, o shampoo vai remover a maior parte do produto, então não vale a pena gastar aquela máscara caríssima como pré-shampoo.

Basta aplicá-la de forma bem generosa e enluvar os fios, deixando o produto agir por 10 minutos. Em seguida, lave o cabelo normalmente.

Pré-shampoo para limpeza pesada: Por ter uma ação mais adstringente que o shampoo comum, o pré-shampoo promove uma limpeza “mais pesada” que a convencional, inclusive removendo mais a oleosidade e os resíduos do leave-in e outros finalizadores. Dessa forma, este tipo de pré-shampoo é indicado para quem sente que o cabelo ficar pesado e com aparência de sujo mesmo logo depois de ser lavado.

Justamente por isso, quem tem o cabelo com tendência a ressecar, como as cacheadas, não deve abusar do pré-shampoo para limpeza pesada – ou ele pode acabar deixando o cabelo ainda mais seco.

Nesse caso, é interessante fazer uma hidratação na mesma ocasião em que você for usar o pré-shampoo para evitar a perda do brilho e da umectação natural.

Inclusive, este pré-shampoo é indicado antes de procedimentos como a hidratação e a reconstrução capilar, pois as cutículas abertas potencializam os efeitos dos produtos utilizados.

Como usar o pré-shampoo de limpeza pesada: O pré-shampoo deve ser o primeiro produto aplicado nos cabelos úmidos. Como este é o produto para fazer uma limpeza pesada, ele pode ser aplicado desde o couro cabeludo até as pontas, fazendo uma massagem na raiz.

Sempre espalhe o produto mecha por mecha, massageando bem os fios, e esperando alguns minutos antes de prosseguir com a lavagem.

Em seguida, o produto deve ser removido com água e você deve usar seu shampoo e condicionador de preferência. Para quem tem cabelo seco, a dica é fazer a hidratação antes de condicionar.

Para evitar que o cabelo fique áspero e perca o brilho, recomenda-se usar o pré-shampoo uma vez a cada 15 dias, e não em todas as lavagens. Como cada cabelo reage de uma forma diferente, é sempre indicado conversar com a sua cabeleireira de confiança antes de iniciar o uso desse novo produto.

Se você estiver em dúvida sobre qual tipo de pré-shampoo utilizar, uma conversa com a sua cabeleireira de confiança pode ajudar a esclarecer se você realmente precisa desse produto e qual deles é mais indicado para o seu caso.

Por Raquel Praconi Pinzon em dicasdemulher


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ativar Timer