Tempo para fazer um Mapa Mantal

09/02/2018

ai levar muito tempo. Se você nunca cozinhou na sua vida e vai fazer um bolo, você acha normal gastar 2 horas para fazê-lo, porque você leva 3 minutos para quebrar um ovo. Você joga a farinha, a qual voa na cozinha inteira. Mas se você vai fazer uma mapa e gasta 40 minutos, você acha estranho e fala assim: “Mas como assim isso funciona?” Sim, você está demorando, e se você não praticar, você nunca vai melhorar.

Quando você foi começar a andar na sua vida, você era bem pequenininho, seus pais estavam lá cuidando de você e você levou 1 ano para começar a andar. A partir de então, você evoluiu bastante rápido, pois você gostava de andar. Você levantava, apoiava nas coisas, dava pequenos passos de criança, e ai, uma hora você chegou nesse ponto em que esta hoje. Eu espero que você possa andar. Então você hoje pode andar, correr, fazer o que quiser. A maioria das pessoas não fazem por preguiça, mas isso são outros quinhentos.

Então, a questão com os mapas é exatamente a mesma. Se você quer aprender a fazer mapas mais rápido, você precisa fazer muitos mapas e prestar atenção no processo que você desenvolve na construção desses mapas.

O que isso significa? Se você faz as mesmas coisas do mesmo jeito, você nunca vai evoluir. Mas a partir do momento que você se preocupa com a sua evolução, que você pensa: “Como é que eu posso fazer isso um pouquinho mais rápido e um pouquinho melhor?” É claro que cada vez mais você terá um desempenho cada vez melhor.

Quanto mais mapas você faz, mas rápido você termina. Isso serve não só para mapas mentais, mas para qualquer atividade dos estudos que você for desenvolver na sua vida. Isso significa que a partir de hoje, sempre que você tiver a necessidade de começar uma atividade nova, entenda que você vai começar um pouco mais lento. Você vai começar com um pouco mais de dificuldade e conforme o tempo for passando, cada vez mais você vai ter capacidade de fazer isso mais rápido, com mais eficiência, com mais qualidade e você vai ver resultados cada vez melhores, desde que você se esforce para que esses resultados sejam melhores. Esse esforço significa desempenhar aquela atividade conscientemente, pensando no que você está fazendo e pensando: “Como é que eu posso trabalhar mais rápido, com mais qualidade e com mais eficiência?”

Uma vez que você começa a pensar nisso, tenha certeza que você vai fazer as coisas muito mais rápido e com mapas mentais, com qualquer técnica que você começar a aplicar, vai ser a mesma coisa. O início vai ser difícil? É claro que vai ser difícil! Mas a partir do momento que você se dedicar a esse processo, ele vai ficando cada vez mais rápido. Tudo que você precisa é aceitar o tempo que as coisas levam e entender que esse é um processo gradual.

Fernando Mesquita

Gostou? Compartilhe!

Enviar ComentárioEnvie um Comentário

Olá visitante,