Dicas de memorização poderosas

07/02/2018

No post anterior “Como memorizar rápido e com eficiência” eu pedi para você memorizar um número. Você lembra qual era? Talvez sim e talvez não. O número é 729. Se você tentar gravar só o número, você vai ter uma certa dificuldade, pois o nosso cérebro não é estruturado para memorizar números, só que você pode usar a técnica dos ganchos mentais para conseguir memorizar esse número com muito mais facilidade. Vou te dá duas formas de você memorizar esse número.

1ª: Se você visualizar o teclado numérico do seu celular, você vai observar que o 7, o 2 e o 9 estão em determinadas posições nesse teclado que se você ligar um ao outro traçando uma reta, você terá ai um formato de uma letra A, de um triângulo, em fim, você vai ter um formato que é muito simples de lembrar.

Então se em vez de você tentar memorizar o número, você memorizar o formato feito pela sequencia, ficará bem mais fácil sua memorização. Você pode experimentar com várias outras combinações numéricas.

2ª: Perceba que 7 + 2 = 9, então se você colocar o sinal de + entre o 7 e o 2, o resultado é o 9 ou seja, você está associando um número que a princípio não tem nenhum significado pra você com uma informação que já tem um significado muito bem definido, muito bem consolidado na sua memória.

Você também pode usar a técnica dos ganchos para memorizar informações da química por exemplo, a coluna 6A da tabela periódica, uma coluna muito importante, é composta pelos elementos O de oxigênio, S de enxofre, Se de selênio, Te de telúrio e Po de polônio. E como que eu memorizo isso? Eu penso nas letras de cada elemento (ossetepo) e penso numa frase com elas por exemplo, OS SeTe Porquinhos.

Essa informação fica muito mais fácil de guardar porque o a gente traz desde a infância várias histórias, inclusive a dos 7 anões e dos 3 porquinhos, ai mistura tudo e vira os 7 porquinhos. Então você pode usar isso para memorizar informações simples como nomes, datas, números e informações mais complexas como na química ou mesmo no Direito para fazer uma prova, um concurso.

Usando a técnica dos ganchos mentais você vai conseguir memorizar com muito mais facilidade. Explore e use sua criatividade e faça muitas associações de informações novas com informações já consolidadas na sua cabeça pra você conseguir aprender muito mais.

Ricardo Motai

Gostou? Compartilhe!

Enviar ComentárioEnvie um Comentário

Olá visitante,