Alimentação e os desafios do dia-a-dia todo dia com os pequenos - Parte 1

29/01/2018

Ouvimos muitas questões a respeito da alimentação das crianças. É até uma questão meio visceral das mães, de que o filho tem que tá bem alimentado, tem que comer bem, que não está se alimentando e tudo mais. A alimentação é um processo que passa por algumas fases.

Normalmente os bebês, quando passam a se alimentar na fase de 1 ano, começam a comer super bem. Dá gosto de ver. De repente, por volta dos 2 anos e meio, 3 anos, essa criança vai meio que perdendo o interesse pela comida. Pelo momento da comida. A gente tem um desafio enorme, porque nesse período, a criança tá muito mais interessada em explorar o mundo, do que sentar para se alimentar, e muitas vezes as mães ficam aflitas com esse momento.

A alimentação é muito mais uma questão de hábito do que de qualquer outra coisa. Criar o hábito de sentar na mesa, comer comidas variadas, coloridas, estar junto na refeição, isso faz com que esse momento seja muito mais do que simplesmente se alimentar.

Hoje temos todos os eletrônicos para atrapalhar, e muitas crianças se alimentam na frente da Tv ou com a Tv ligada. Tem dias tá doente, tá chovendo, tá frio, ah... vamos fazer isso. As vezes, pra gente também é muito gostoso, mas no dia-a-dia é importante que a criança esteja na mesa, cuidando da postura. Que ela consiga olhar o que tem no prato. Que seja um prato gostoso de se ver. Tudo para que ela consiga aprender a comer.

Uma outra questão que aparece bastante, é a redução. As crianças experimentam muitas coisas, gostam de muitas coisas, e a partir de uma certa idade, normalmente nos 3, 4 anos, ela tende a ir reduzindo e querendo ficar só com o que ela gosta muito de comer. Muitas só no macarrão, outras só no franguinho, só no arroz e feijão, e ai esse leque vai ficando cada vez menor. 

Para dar continuidade a esse conteúdo, continue conosco em:
Alimentação e os desafios do dia-a-dia todo dia com os pequenos - Parte 2
e logo em seguida veja também 
Alimentação e os desafios do dia-a-dia todo dia com os pequenos - Parte 3

Daniella Freixo de Faria – Psicóloga infantil

Gostou? Compartilhe!

Enviar ComentárioEnvie um Comentário

Olá visitante,