O perigo dos sucos de caixinhas e refrigerantes

18/01/2018

Sucos e refrigerantes geralmente são usados para substituir a água que, a gente querendo ou não, sempre vai ser a melhor opção para hidratar o corpo. Além de não ser apropriado para repor os líquidos, o refrigerante também não e recomendado por outros motivos, por exemplo: “Os refrigerantes, os sucos de caixinha também, excesso de açúcar, de produtos químicos, conservantes, acidulantes, corantes, entre outros. Uma latinha de refrigerante é em torne de 10 a 12 colheres de açúcar ali dentro. Então se você quer tomar um refrigerante, pega um copo e coloca água com gás e 12 colheres de açúcar e você terá mais ou menos um refrigerante. É altíssimo o índice. Isso predispõe a obesidade, a diabetes.” (Médico Gustavo Letsch)

Sucos podem ser saudáveis, mas também podem causar alguns danos à saúde. Comumente, eles são ingeridos às refeições. Contém grandes quantidades de açúcar, e se forem industrializados, ainda apresentam outras desvantagens.

“Nos últimos tempos, apareceram alguns estudos relacionando a diabetes com o suco de caixinha. Então, às vezes as pessoas estão deixando um, mas estão pegando sucos que na verdade não tem muito suco ali dentro. Inclusive, as leis brasileiras estipulam a quantidade de suco natural dentro da caixinha, e a média é em torno de 10 a 30% de suco. Ou seja, a pessoa pensa que tá tomando suco. Por exemplo, compra uma caixinha de suco de laranja e tem 10% de suco ali. O resto é tudo água, adoçante, corantes, e no final também não está sendo bom. Qual que é o melhor? O melhor de tudo é comer a fruta.” (Médico Gustavo Letsch)

As dicas são então:
Beba água ao acordar e nos intervalos entre uma refeição e outra;
Não consuma refrigerantes;
Se for beber um suco, prefira um feito em casa, que seja feito com frutas frescas e sem adição de açúcar branco;
Adoce seu suco natural com algo mais natural.

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