Entenda a importância de saber a divisão da gramática




Quantas vezes você já deve ter se deparado em uma prova com a seguinte questão: “Julgue os itens:” ou “Responda subjetivamente considerando os aspectos morfossintáticos:” Aspectos morfossintático! Mas o que é isso?! Quer saber sobre esses termos? Então fica aqui e leia o artigo até o final!

Presta atenção, a nosso gramática é normativa, aquela que segue normas e sem a gramática normativa, nós não poderíamos aprender a Língua Portuguesa, seria impossível! Por isso é importante saber como a gramática se divide.

A gramática tradicional se divide em várias partes: semântica, fonética ou fonologia, morfologia, sintaxe e estilística. Só que essas partes acabam se juntando depois. Uma interfere no aprendizado da outra. Vamos falar de cada uma delas em nosso artigo.

Semântica – Trabalha com o estudo da Significação das Palavras, o que é muito importante, porque se você erra um significado, acaba interferindo na forma de escrever bem. Então, presta atenção como que se tem que organizar as palavras e o significado de cada uma delas no texto.

Fonética ou Fonologia – Aqui nós vamos estudar a pronúncia correta das palavras. Temos que pronunciar bem, para não ter uma silabada. Silabada? Mas o que é isso?! É quando você erra o local da sílaba tônica de cada palavra e você pronuncia errado. Se você não souber pronunciar bem as palavras, isso vai interferir depois quando você for aprender acentuação.

Morfologia – Aqui você vai estudar a formação e a estrutura das palavras. Também vai estudar as classes gramaticais. Tudo isso é muito importante! Se você hoje tem problema pra estudar analise sintática, é porque você não aprendeu morfologia adequadamente. Cada palavra tem uma função em uma frase.

Sintaxe – relação que essas palavras têm no período. Quando você estuda sujeito, predicado, objeto direto, complemento. Você está trabalhando com a análise sintática. Fazendo a análise. Lembre-se que é uma análise. Não é decorebisque sintáticos não! Porque todo mundo tem que analisar. É por isso que muita gente fica com medo do Português, porque não gosta de fazer análise.

Agora que você já sabe a diferença entre morfologia, que é o estudo das classes gramaticais e da sintaxe, que é o uso dos termos na oração, vamos voltar ao que falamos inicialmente, Morfossintaxe.

Morfossintaxe – É a junção dessas duas partes da gramática. Então quando se quer um texto, características morfossintáticas, você tem que trabalhar tanto as classes gramaticais quanto a função que essas palavras tem na oração.

Estilística – Não tem nada haver com estilo de moda! Tem haver com o estilo que os poetas usam. Que as pessoas usam no seu dia-a-dia para se expressar.

Antigamente, muitas gramáticas nem tratavam dessa parte, mas hoje nós vamos ver muito, porque a estilística está muito ligada as figuras de linguagem, que também são chamadas de figura de estilo e a versificação, que dão uma tonalidade, um colorido as palavras nos textos.

Versificação tem haver com os versos. Quando nós trabalhamos com a estrutura dos versos, tipos de rimas, com a metrificação, isso é a versificação.

Viu como é fácil aprender?! Nem doeu! E agora que você sabe as partes da gramática, vai ficar muito mais fácil prosseguir com os seus estudos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ativar Timer