Aprenda a compreender bem um texto




Quantas vezes você já deve ter lido um texto e não entendeu nada? Isso é muito comum! Fica calmo(a) que você é normal. Isso acontece muito com as pessoas e várias vezes! Será que você está lendo o texto da forma adequada? Quer aprender a compreender bem um texto? Então continue lendo este post onde falaremos da compreensão dos textos e os níveis de leitura de um texto.

Se você é um daqueles apressadinhos que não quer ler o texto com calma, está depondo contra você mesmo(a)! Porque se é um texto, uma prova que faz questionamentos sobre a interpretação de texto, onde mais estão as respostas? Dentro do próprio texto, é claro!

A capacidade de entender os textos é feita de várias formas e você já deve ter notado que os concursos públicos, vestibulares que estão acontecendo, cada vez mais cobram interpretação de texto. Sabe por quê? Porque ela é um pré-requisito de vários outros assuntos que você tem relacionado a língua portuguesa.

Você sabia que há três níveis de leitura de um texto? Pois é. Para se compreender bem tem três níveis de leitura.

1º Nível : leitura exploratória – Quando você pegar um texto pra ler, leia-o do início ao fim. Sem parar. “A professora eu não estou entendendo nada!” Continua lendo meu filho! Você tem que captar o tema central do texto. Você sabe que um texto tem sempre um tema central e várias ideias secundárias que estão ligadas a ele.

Se você parar no meio, não estiver entendendo uma palavra, com certeza você não vai conseguir entender a ideia central que o texto quer transmitir, então leia do início ao fim sem parar. Essa leitura exploratória é essencial pra que você aprende a entender bem o texto.

2º nível de leitura: Leitura analítica ou interpretativa – Essa é a leitura mais complexa e sabe por quê? Porque agora que seus conhecimentos de análise sintática, de gramática e até a sua vivência de mundo vão entrar.

As vezes os alunos falam assim: — Ai professora eu até sei gramática mas não sei interpretar.

Meu filho, quer que eu te fale uma coisa? Você não sabe gramática desse jeito não! Porque se soubesse, ia saber interpretar bem melhor viu!

Então, o que acontece? Olha só: crase e pontuação. Só para dá 2 exemplos pra você. É de suma importância você saber interpretar um texto. Sabe que uma pontuação muda tudo. Uma vírgula num local inadequado também muda toda interpretação de texto. E uma crase! Tudo o que você estiver falando, até na hora de escrever uma redação, se colocar uma crase errada, tira toda coerência de seu texto. Então você tem que saber também trabalhar com essas funções da linguagem com a linguística para poder entender bem um texto. Quer ver um exemplo?!

Se você fala assim: Dei um sorriso à Silvio Santos. Com crase quer dizer – dei um sorriso a moda do Silvio Santos. Agora, se você tira essa crase, você quer dizer que Silvio Santos passou por você e você o cumprimentou sorrindo para ele. Está vendo como muda tudo.

Outra frase: Vamos comer gente. Você é um canibal! Agora se você fala: Vamos comer, gente. Usando a vírgula, isso ai agora é um vocativo. Você está chamando gente pra comer com você.

Viu a diferença?! Se você não souber a parte da gramática, você vai ter a dificuldade na hora de entender os textos.

3º Nível: Leitura crítica – O que é a leitura crítica? É aquela hora que você sabe captar as ironias do autor do texto. As informações subi liminares. Tudo isso e muito importante. Eu sempre falo assim: O bom leitor é aquele que sabe ler nas entrelinhas. Sabe captar tudo isso que não está escrito explicitamente. Essa é a leitura crítica. E você vai saber como? Pela sua vivência, o seu dia-a-dia, e se você tiver lido outros textos, isso vai ficar mais fácil para você inclusive.

E você que é concurseiro, já deve está se perguntando a essa altura do campeonato: Mas professora, como é que eu vou ler três vezes o texto se eu tenho pouco tempo? É claro! Eu sei que você tem pouco tempo! Mas, duas leituras você tem que fazer, pelo menos! Então faça a leitura exploratória e depois faça a leitura analítica mesclada com a leitura crítica. Com certeza você vai ganhar muito tempo nas suas provas.

E se você quiser mais dicas de Português, curta esse post e nossa página no Facebook, assim você fica recebendo todas as nossas dicas pra te ajudar a aprender português definitivamente! Compartilhe também com seus amigos!!

Teresa Cristina – Especialista em Língua Portuguesa


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ativar Timer