Texto Dissertativo – Orientações para uma Redação nota 1000




Dando continuidade as questões de orientações para uma Redação nota 1000, traremos agora pra você uma questão que é muito importante também. Se o teu texto é um texto dissertativo, você não vai fazer uma poesia. Você não vai escrever um texto com uma linguagem extremamente subjetiva, isso vai ser um problema sério.

Você deve mostrar conhecimento de mundo;
Criatividade;
Habilidades de organizar as suas ideias de início, meio e fim. O início com o próprio início, dentro ali do teu próprio desenvolvimento, fechando essa conclusão de uma maneira muito clara a partir das tuas falas acima.

Isso é um treinamento, essa coisa de organizar as ideias.

Usar a norma culta da língua portuguesa. Nós temos no nosso discurso registros que muitas vezes não trabalham com a gramática normativa. Falamos por exemplo:
Vou no banhe iro.
Ela namora com ele.
Isso são problemas, pois o correto é:
Eu vou ao banheiro.
Quem namora, namora alguém e não namora com ninguém.

Temos que ter bastante atenção no ato de redigir. Não misturar a linguagem escrita e a linguagem falada. Bastante atenção nisso e conseguir trabalhar de uma forma bem legal essa questão da linguagem argumentativa.

Observe bem os níveis de linguagem (culta x coloquial), que também a tua prova lá dentro saindo aqui da redação e entrando na tua prova de habilidades, ali do discurso da linguagem, a tua prova de Língua Portuguesa trabalha também com isso.

Outra coisa, o parágrafo organizado. A frase que vai organizar o período que vai formar um parágrafo que vai conduzir e fechar em um texto.

Voltando! Tudo isso dentro da ideia da habilidade de organizar ideias ok. Você tem que sentar, concentrar, focar e produzir.

Veja mais em:

Orientações da banca
A banca
Linguagem de Redação
Avaliação

Professora Mali


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ativar Timer