Motivação para estudar?! Nunca estaremos motivados para isso!




Vamos falar hoje sobre um tópico que é motivação para você estudar. Você nunca vai estar motivado para estudar! A grande verdade é que você nunca vai se sentir motivado para estudar. Talvez ninguém nunca tenha te dito isso porque motivação parece que é aquela chave mágica pra fazer tudo o que você quer.

O que você precisa saber é que você realmente nunca vai tá motivado para estudar. Você se motiva para fazer coisas que são agradáveis. Então você esta motivado para ir namorar, para dar um mergulho em uma piscina num dia quente. Você está motivado para tomar um sorvete depois do almoço, naquela tarde quente ou para tomar uma sopa em uma noite fria. Ninguém tá motivado para estudar.

A grande diferença, eu acho que é isso que as pessoas que estão no início dos estudos e querem encontrar aquela motivação e não percebem, é que depois de um tempo você não depende mais dessa sensação, desse sentimento, dessa expectativa de motivação pra você poder estudar, simplesmente porque você criou o hábito. A palavra chave aqui é essa, hábito.

Existe um psicólogo comportamental que falou sobre ondas de motivação e esse é um conceito muito legal. O que ele entende nesse modelo é que a motivação não é algo que você atinge, como muitas pessoas pensam que é. Algumas pessoas acham que você vai chegar no estado, no estágio de motivação. Um estado em que você simplesmente vai se reconhecer como uma pessoa motivada pra fazer aquilo e o que ele entende é um pouco diferente. Ele entende que você atinge uma onda de motivação ou seja, você pode ler um artigo como esse. Muitos conteúdos que trazemos aqui tem esse caráter de te instigar a dar aquele primeiro passo e você sente assim: Agora vai! Agora eu vou estudar e vai dá tudo certo e ai, você pega os seus livros e começa a estudar ou você começa a atualizar o seu planejamento que estava muito desatualizado, ou você começa a fazer outras coisas que você vinha procrastinando. Você compra um livro. Você começa o seu novo mapa mental. Você vem fazendo coisas. Você desenvolve atividades, são atividades importantes para aquilo que você precisa fazer. Isso é o que o psicólogo diz que é a crista da onda de motivação. Então neste momento em que você sente o impulso de produzir é aquele momento em que você deve realizar mudanças estruturais. Mudanças claro, de longo prazo.

O que seria uma mudança estrutural? De repente eu tenho minha motivação pra estudar mas eu não tenho uma mesa e ai, quando você sente esse ímpeto de começar a estudar você vai lá e compra a sua mesa, você constrói a sua mesa ou desocupa uma mesa que estava no canto de seu quarto a 6 meses, com toda a tralha do seu quarto acumulada e você tira toda aquela tralha pra você poder então, começar a estudar.

Independente do que você acredite, do modelo que você absorveu pra si, não espere motivação pra estudar. Você precisa de hábito. Você precisa de consistência. E você precisa tomar aquela decisão que é muito importante, é a decisão de começar a estudar de fato. O mais difícil é você dar o primeiro passo. Uma vez que você queira fazer alguma coisa e que você saiba que essa coisa é a coisa que precisa ser feita, você vai contar de 5 até um de traz para frente (5, 4, 3, 2, 1) e assim que você terminar, assim que você chegar no 1, você vai levantar e se mover fisicamente em prol daquilo que você esta fazendo. Realmente é uma coisa que funciona. Então se você quer saber como fazer aquilo que você quer fazer, experimente isso! Isso é uma ferramenta que você tem. Você não tem nada a perder querendo fazer isso. Conte de 5 até 1 de traz para frente e a partir do momento que você chegar no 0 você levanta e se move. Você não pensa, não discute. Você não dá chance para o seu cérebro dissuadir daquilo que você quer fazer.

Não há motivação para os estudos. Talvez até haja num espectro mágico do mundo e algumas pessoas que queiram te convencer disso. Nós precisamos nos mover apesar da falta de motivação. Quando você trouxer isso pra sua vida, com certeza você vai começar a ver a sua vida mudando. Não só nos estudos mas em todos os outros aspectos de coisas que a gente precisa fazer, mas que a gente vem procrastinando, vem deixando pra depois por falta de “motivação”.

Fernando Mesquita


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ativar Timer