Fonemas Consonantais, o que é isso?




Pela lógica, se o fonema vocálico ou vogal não tem interrupção na passagem de ar, o semivogal tem uma pequena interrupção, o consonantal é aquele que vai ter uma interrupção na passagem de ar ou obstáculo na passagem do ar. Por exemplo: (T). Letra T. T é o nome da letra. Qual é o som que essa grafia representa? Qual o fonema que ela representa? É só você colocar a sua língua atrás do seu dente e pronunciar a letra. Opa! Coloquei a língua atrás do dente! Interrompi a passagem de ar. Fonema consonantal. Que fácil hem?!

Vamos a outro exemplo: (P) P é o nome da letra e qual o fonema que ela representa? Junta os lábios ai e pronuncia ela. Ai é o fonema. Nós chamamos de bilabial porque junta os dois lábios. Os lábios impediras a passagem de ar. A partir daqui tem uma coisa muito legal! Pega a letra B. Pega agora a letra (M) Qual é o fonema.

Alguém pode pensar assim: Ah! Estou entendendo uma coisa! Quando eu era pequeno(a), minha professora disse que o M vem antes de P e B. Sim! É por causa sabe de quê? Da fonética! Olha que legal! A fonética me comprova o porque que eu devo usar M antes de P e B.

A fonética estuda a produção do som porque você aprendeu primeiro a falar e depois escrever, por isso que a escrita é uma tentativa da representação da fala. Ela tenta representar o mais próximo possível a fala do ser humano.

Professor Noslen


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ativar Timer