Segredos que te tornarão um leitor ainda melhor e que os leitores não te contam -2º Segredo




O segundo segredo é o seguinte; grandes leitores são também tremendos olhos grandes. Sabe aquela expressão “olho grande”? Aquela pessoa que quer comer mais do que cabe na barriga?! Pois é, a gente normalmente quer ler mais do que temo capacidade de ler. A gente quer ler mais do que temos horas no dia. Então o que acontece é que acabamos lendo 2, 3 livros em paralelo e ai entra a questão da seleção, quer dizer, num determinado momento o livro entre os 2 ou 3 que você tá lendo, que você vai pegar, é o que você esta mais afim ou mais precisando de ler e ai, mais tarde você vai ler outra coisa, depois vai ler outra coisa e assim a coisa vai caminhando e você vai dando conta dos seus diversos anseios de leitura.

Outra coisa que também esta ligada a esta de ter vários livros sendo lidos ao mesmo tempo é que grandes leitores, quando a leitura não tá acrescentando nada e ele tem uma outra opção, jogam fora, para de ler o livro. Tem gente que acha que livro é uma coisa sagrada, se eu comecei a ler, tenho que ir até o final. Não é assim e não é para se sentir culpado. Se você viu que aquele livro não tá te acrescentando nada dentro do teu objetivo específico, que pode ser de entretenimento, você simplesmente para de lê-lo. Você não tem obrigação nenhuma! Ah, mas é porque eu comprei! Porque eu peguei na biblioteca! Você tem um tempo limitado aqui na Terra, então faça um bom uso do seu tempo, principalmente se a sua diversão é ler, porque o que mais tem nesse mundo é cois para ler. E você não vai gastar o seu precioso tempo lendo coisas que não agreguem valor para você, a não ser quando você tiver naquela situação que falei no 1º segredo, na fila do médico e que a única coisa que tem na sua frente é a bula do remédio. Ai você vai aprender alguma coisa sobre efeitos colaterais daquele remédio.

Outra coisa que tem haver com a história de considerar o livro como um objeto sagrado é que as pessoas que não tem o hábito de leitura, elas tem medo de rabiscar. O livro tem que ficar para sempre novinho, ou então só usam o livro na biblioteca, onde não pode riscar. Não tem o hábito de comprar. Aquilo, de repente não tá na lista de prioridades dela. Mas a verdade é que os grandes leitores rabiscam. Eles fazem marcações com caneta, mudam de cor, fazem associações, eles usam aqueles postiche – papeizinhos com adesivos – que não estragam a folha e podem ser tirados várias vezes. É claro que uma leitura assim demanda mais tempo, mas também é uma leitura de onde você tira muito mais proveito. Então é uma leitura muito bacana e pode ser um livro de entretenimento também. Você pode fazer esse tipo de marcação num livro que você tá lendo não para passar em um concurso ou para sua pós-graduação, mas num livro que você gosta tanto, que você quer esmiuçar cada ideia contida nele. Só pelo prazer de entender melhor aquelas ideias.

Bons leitores fazem isso, rabiscam, pintam, escrevem do lado. Ai vem a questão das anotações, que você pode fazer nas margens, na contra capa ou até numa folha separada. Isso você vai fazer por exemplo quando você tá com um livro de biblioteca e você não pode riscá-lo. Agora não porque o livro é sagrado, porque o livro é público e se você riscar, o outro riscar e o outro riscar, daqui a pouco não tem como ler o livro. E essa anotação na folha é muito interessante mesmo quando você não tá estudando em algumas situações. Mesmo numa leitura de entretenimento vale sim fazer anotações. O teu entretenimento se torna mais rico.

Continue conosco e leia o 3º Segredo.

Ana Lopes


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ativar Timer