Segredos que te tornarão um leitor ainda melhor e que os leitores não te contam -1º Segredo

Se você tá aqui nesse blog lendo esse post, existe uma grande probabilidade de você já ser um leitor acima da média. Mas se não for não tem problema, eu tenho certeza que você conhece pelo menos um que seja. A grande questão é, será que as pessoas nascem sendo grandes leitoras? Isso já tá no código genético delas? Olha, eu não acredito nisso, nessas coisas inaptas, que as pessoas já nascem ou não nascem e não tem mais jeito. Mas além das evidências científicas que a gente tem de que habilidades cognitivas não são inaptas, eu mesma já vi pessoas com mais de 40 anos se interessarem por algum assunto e de repente passarem a se tornar grandes leitores. O segredo aqui tá no assunto e não no fato da pessoa ser ou não uma grande leitora. Fica ligado nisso ai. Se você ainda não é um leitor voraz, provavelmente você ainda não encontrou os assuntos que te interessam.

A verdade é que grandes leitores tem alguns segredinhos que normalmente as pessoas que não tem um hábito forte de leitura, uma intimidade grande com os livros, não conhecem e são alguns desses segredos que eu quero contar pra você, para facilitar a sua jornada de se tornar um leitor ainda melhor.

A primeira coisa que eu quero falar sobre como os grandes leitores lidam com o material escrito, é sobre a questão da seleção daquilo que vai ser lido. Será que a gente super seleciona aquilo que lê ou não? Bom, existem duas respostas.

- A primeira é Não! Dependendo da situação, você não tem mais nada pra ler, você pega a primeira coisa que aparece na sua frente, porque o hábito é tão forte que você acaba pegando o que aparece. Então por exemplo, você esta em um salão de beleza, esqueceu de levar o seu livro preferido, e ai o que tem lá? Revista de fofoca. O que você faz? Pra não ficar olhando para as paredes, você pega a revista de fofoca. Claro que não é a leitura mais edificante do mundo, mas pelo menos é uma forma de você saber alguma das coisas que estão se passando no mundo das celebridades, principalmente uma pessoa como eu que não ver televisão. É um pouquinho de cultura inútil para eu não virar uma complete ET nesse mundo. Então é uma coisa que acontece com quem tem essa gana muito grande de ler. Se não tem como escolher a gente ler o que tem na frente. Até bula de remédio. Você tá lá no médico com um remédio que comprou na mão e a única coisa escrita que você tem é a bula do remédio. Você lê a bula do remédio! Na pior das hipóteses você começa a ter algumas dúvidas e vai perguntar para o seu médico sobre os efeitos colaterais, sei lá! Mas sei que você aprende alguma coisa. Pode ser alguma coisa mais útil ou menos útil, mas a vontade de ler qualquer coisa pra distrair a cabeça daquele momento em que você tá ali esperando alguma coisa. Daquele momento que você tá ali gastando o seu tempo com alguma coisa que de repente você nem queria tá, é ler o que tiver na mão.

  • Agora existem situações em que sim! A gente seleciona a dedo o que vai ler. Geralmente, a pessoa que ler muito e gosta de ler, ela fica enlouquecida dentro de uma livraria. E ai você tem que escolher, a não ser que você tenha orçamento ilimitado e a maioria das pessoas não tem, nem tempo ilimitado. Então não adianta comprar todos os livros da livraria se você não vai ter tempo. Então normalmente, a gente tem que fazer algumas escolhas.
    Tem que fazer algumas escolhas também dependendo do objetivo que você tem. Se você tem algum objetivo para a Universidade por exemplo, mesmo um estudante de letras, ele tem que ler literatura, mas a literatura dentro de um outro contexto. Então, de repente ele vai ter que escolher ler aquele material. Mas aqui estou falando principalmente de uma leitura que a pessoa faz por escolha própria e se ela tem opções, normalmente ela escolhe aquilo que ela quer ler naquele momento. Isso depende muito também de estado de humor.

Veja também o 2º Segredo e o
3º Segredo.

Os comentários estão desativados.