Depilar ou não depilar? Eis a questão!




Olá meninas! O tema de hoje é uma coisa que muitas mulheres perguntam, que é a respeito de depilação intima. Isso mesmo, depilação da periquita, e nada mais do que isso. Muitas mulheres dizem que tomaram bronca do ginecologista porque depilaram completamente a sua vagina. Elas chegam no ginecologista e eles falam:

—Menina por que você depilou a sua periquita? Você não sabe que os pelos fazem a proteção da sua vagina?

Realmente eles servem para proteção, só que os pelos serviam para proteção na idade das cavernas. Na época as mulheres dormiam sem roupa, no meio do mato, com um monte de bichos andando por lá, os quais eventualmente entravam dentro das vaginas dessas mulheres. Insetos, aranha, mosquito e pra isso servia o pelo, para proteção de entrada de insetos naquela região.

Hoje em dia a gente sabe que não precisa mais disso. Você não precisa mais de pelo pra esse tipo de proteção. Hoje você dorme de roupa, não dorme no meio do mato. Você não precisa se proteger contra a entrada de bichos na sua vagina. Primeiro, hoje em dia a mulher é livre para escolher a maneira que ela quiser se depilar. Tanto faz se você depila muito ou pouco, se você tira tudo, se você não deixa nada. O importante mesmo é a sua higiene, como você se cuida, se você tá usando camisinha, se tá fazendo o seu exame preventivo todo ano, se você tá se lavando de maneira correta… Se você vai deixar muito ou pouco pelo, não importa se todos os seus hábitos de saúde e de higiene estiverem ok. Deu pra entender mais ou menos?!

Muitas mulheres falam:
—Ah Doutor, mas o meu ginecologista falou pra mim pra eu não depilar, mas ele não sabe como é ficar menstruada e ter um monte de pelo lá em baixo.

Realmente, o pelo atrapalha muito, principalmente na época da menstruação. Se você tiver com os pelos grandes e compridos, na época da menstruação você vai sair de casa, vai ficar um tempo usando absorvente e eventualmente aquele sangue da menstruação pode se misturar com os pelos e na hora de você fazer uma higiene, você pode dá uma dificultada na hora da limpeza.

Ai as mulheres me perguntas:
—Dr. qual é a melhor maneira então pra eu me depilar?

O ideal mesmo, se eu pudesse dá uma dica sobre a depilação, é você não depilar nem muito nem pouco. Nem 8 nem 80. Sempre oriento a deixar um filete de pelo no meio da região da vulva, em cima ali da região da periquita, de uma largura de mais ou menos 2cm e não muito alto, por quê? Porque o pelo, a base do pelo produz um óleo que lubrifica a pele. Se você tirar tudo, você vai perder essa lubrificação e vai acabar aumentando o atrito do absorvente, da calcinha com a pele. Então se você deixar um pouquinho de pelo, não vai te dificultar nem na hora de limpar quando você tiver menstruada e não vai nem criar atrito da calcinha e do absorvente. Vai manter ali uma oleosidade básica do corpo e você vai conseguir sem problema manter a sua pele hidratada e com um bom aspecto.

As mulheres perguntam muito se é importante deixar grande, tirar tudo… Quando você tira todo o pelo, dá aquela impressão de limpeza, de que você esta limpa. Só que na verdade, pelo não tem a ver com higiene. Se você toma banho todo dia, se enxuga, se lava de maneira correta e adequada, faz o seu exame preventivo, não importa. Você pode ter muito pelo e ser limpa ou você pode não ter nenhum pelo e não ter uma higiene adequada.

Pergunta de uma internauta: Dr. eu me depilo com gilete, isso faz bem ou faz mal?

Todo mundo sabe que a lâmina da gilete, se você depilar muito com a gilete, a lâmina vai acabar escurecendo a pele. Você vai acabar tendo um escurecimento daquela região por conta do atrito que faz a lâmina da gilete na pele.

Um grande problema é que quando você se depila com a gilete, você tá abrindo poros na pele, os quais favorecem infecção, foliculite e você vai ter pelo encravado. Isso pode te causar problemas dermatológicos. O ideal é você ver se a maneira que esta se depilando tá te fazendo bem ou mal.

Eu gosto de sempre lembrar que se você for se depilar com gilete, sempre faça uma boa higiene antes e depois, justamente por conta desses poros que ficam abertos.

Se você tiver sujeira na pele e tiver uma porta de entrada, um poro aberto, você vai ter infecção de pele e isso pode causar problemas futuros. Beleza meninas!

Dr. Bruno Jacob

Se vocês gostaram desse post deixem seu curtir e curtam a nossa página.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ativar Timer