Combata a procrastinação com eficiência




Vamos falar sobre como evitar a procrastinação em duas técnicas muito simples que você pode aplicar hoje! A primeira questão é a seguinte, procrastinação, o que é? É você não fazer aquilo que você precisa fazer.

A procrastinação, ela pode ter uma razão muito simples, que é você duvidar da sua própria capacidade de fazer aquilo que você quer fazer. A gente nunca procrastina coisas que gostamos. Sempre procrastinamos aquilo que é difícil, que é chato, complicado. Você procrastina o trabalho, procrastina os estudos. Você deixa para depois as coisas que você precisa fazer mas que de repente, você não sabe como que elas vão sair. Então a primeira ferramenta que você tem, é reconhecer porque você esta procrastinando. Qual é a razão pra você estar fazendo isso? Você de repente acha que não é capaz de fazer isso? Você acha que o trabalho vai ser muito difícil, demorado? Que o trabalhão vai ser o que quer que seja, que não possa ser feito agora? Provavelmente é por isso que você não quer fazer. E você deixa pra depois, pra depois, pra depois… e acaba se prejudicando cada vez mais nesse processo. Então, a primeira parte desse trabalho é exatamente você reconhecer porque você não quer fazer isso agora.

Essa estratégia de personificação é muito poderosa para a gente encontrar algumas das soluções muito simples dos nossos problemas. Então, quando você faz isso com medo, quando você entende porque tem medo. Quando você faz isso com a procrastinação. Quando você entende porque não quer fazer alguma coisa, em fim, uma série de atividades que atrapalham o nosso dia-a-dia. Uma série de ocorrências que acabam impedindo a gente de fazer as coisas que precisamos fazer. Quando você personifica, transforma isso numa entidade, reconhece isso, você tem muito mais capacidade de fazer aquilo que precisa ser feito e de fazer aquilo que é importante e ai, se você tá incomodado com não fazer alguma coisa, é porque você sabe que essa coisa é importante e mesmo assim você não esta fazendo. Então, entenda porque você não quer fazer aquilo. É um trabalho muito longo? É um trabalho difícil, complicado? O que esta acontecendo?

A segunda razão porque a gente procrastina as coisas é porque sempre deixamos elas para o futuro.

Nós não somos muito bons em lidar com o futuro. Isso é verdade. Os seres humanos são obviamente incompletos. Nós temos essa questão de não conseguir lidar muito bem com questões temporárias, então quando a gente pensa que uma coisa é para depois, acabamos deixando ela cada vez mais para depois, até que finalmente ela chega no dia de hoje.

Uma solução simples que você tem é dividir essa tarefa em etapas menores. Se você tá estudando para concursos, o seu objetivo não é passar em concurso, o seu objetivo é estudar o capítulo 1 do livro hoje.

Se você quer terminar um grande projeto, divida-o em várias etapas, divida esse projeto nas menores unidades possíveis que você possa avaliar o seu desempenho, o seu desenvolvimento. Que você possa se ver fazendo progresso.

Isso vai te ajudar de mais a evitar, porque na hora que você pensa na enormidade do trabalho que você tem pela frente, é claro que você não vai querer fazer. Imagina! “Meu Deus do céu! O tanto de coisas que tenho para fazer!” Você não consegue nem começar a pensar. Mas na hora que você transforma entregar o relatório, em fazer uma ligação para a pessoa pra pegar essa informação, fica muito mais simples de você lidar com essa quantidade de tarefas que tem. Então divida esse projeto em pequenas etapas que você possa atacar agora e vai ficar muito mais simples.

Essas duas estratégias são garantidas para que você consiga combater esse mal que aflige a todos nós em algum momento da vida. Primeiro deles, sempre entender que, você precisa reconhecer a razão porque você esta procrastinando, porque você não quer fazer aquilo. A segunda ferramenta, dividir esse projeto em etapas menores que você possa atacar agora.

Além disso tudo a coisa que você mais pode fazer para parar de procrastinar, é começar agora. Isso parece meio tautológico, eu sei. Quando a gente fala que pra fazer alguma coisa você precisa fazer alguma coisa, mas essa é a verdade. As vezes tudo o que você precisa é de um momento de decisão, de um momento que você fale: Eu vou parar tudo o que estou fazendo e vou fazer o que eu preciso fazer.

Isso, as vezes é tudo o que você precisa pra de repente deslanchar uma tarde inteira, um dia inteiro de trabalho em prol daquilo que você sabe que é importante. Em prol daquilo que você sabe que vai te trazer resultados.

Estratégias muito simples que você pode colocar em prática hoje pra te trazer mais resultados. O futuro não existe! O futuro é hoje, o resultado daquilo que a gente fez ontem. Então se você quer um futuro diferente amanhã, você precisa mudar a sua vida agora.

Fernando Mesquita


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ativar Timer