Regras para o uso do ponto e vírgula (;) – Pontuação




O ponto e virgula (;) é muito interessante. Por que existe o pontinho encima da vírgula? Duas situações. Primeira: o ponto e vírgula pode ter a mesma função que a vírgula. Então, tudo que eu usei na vírgula, eu posso usar o ponto e vírgula. Como assim? Quando eu tenho elementos enumerados pode ser com ponto e vírgula. Antes das conjunções adversativas (mas, porém, contudo, no entanto, logo, por isso) pode-se usar o ponto e vírgula em vez da vírgula. O ponto e vírgula é equivalente a vírgula.

Quando eu tenho um texto muito grande e eu tenho na mesma frase, no mesmo período um ponto final e vou seguir na mesma linha, em vez de colocar o ponto final na mesma linha e continuar com letra maiúscula, eu posso colocar um ponto e vírgula e continuar com letra minúscula. É uma outra função, ou seja; o ponto e vírgula pode também ter a função do ponto final. Por isso que é ponto e vírgula. Pode ter a função de um ponto ou a função da vírgula. Tranquilo hem!

Tudo que foi dito para a vírgula no post Regras para o uso da vírgula – Pontuação, serve para o ponto e vírgula.

Onde que o ponto e vírgula é diferenciado? Em uma situação. Estou fazendo uma lista de elementos. No final de cada elemento que estou listando eu uso o ponto e vírgula. Ex.: Precisamos arrumar em casa:
O cano do banheiro;
A torneira do chuveiro;
A tranca da porta e
Todos os rodapés.
Só que entre o último e o penúltimo, você coloca o e no final.

Simples! Esse é o único lugar que você vai usar o ponto e vírgula no final e não vai usar a vírgula.

Professor Noslen


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ativar Timer