Regras para o uso da vírgula – Pontuação




Vamos dá continuidade aquela paradinha de pontuação?! Esse post fala sobre aquela sua bendita amiga, que todo mundo gosta, a vírgula. É um assunto bem tranquilo, abençoado, e bem relex. Falando dela, como é que ela funciona? Gente, a vírgula tem várias funções. Vamos falar de onde mais a utilizamos.

Primeiro caso: Isolar o vocativo. O que é vocativo? Quando você evoca. Quando você chama o termo na oração, você isola o vocativo por vírgula. Ex.: “Maria, venha cá!” Todos os vocativos tem vírgula depois. Quando você evoca o termo, você põe vírgula. Ex.: “Meu Deus, por que me abandonaste?!” São expressões que você está evocando, então, usa a vírgula para isolar.

Segundo caso: Isolar o aposto. Aposto é o termo que explica o termo anterior. Ex.: “Maria, médica pediatra, está fazendo regime.”

Sempre que tiver datas e endereços: Isolar datas e endereços. Datas tem que ter virgula também. Quando e aonde? Nome da cidade, (vírgula) e vem a data. Ex.: “Osasco, 26 de janeiro de 2018.” Essa vírgula é obrigatória após a cidade.

Quando temos endereços, exemplo: “Rua São Sebastião, 777.” Então, nome da rua (vírgula) e o número da casa. Essa vírgula estará ali presente sempre.

Terceiro caso: Elementos de numeração. Quando formos enumerar coisas. Ex.: “Fui ao mercado comprar cenouras, batatas, acerola, arroz, feijão e também biscoitos.” Somente no último que você usa o (e), e não a vírgula “e também biscoitos”.

Quarto caso: Separar orações coordenadas assindéticas. Quando eu tenho várias orações ligadas uma a outra, só que daí, eu não uso conjunção. Ex.: “João gritou, Ana saltou, Pedro dançou, todos sorriram.” Várias orações seguidas se o uso da conjunção, coordenadas assindéticas, usa a virgulasinha separando elas.

Quinto caso: Isolar Elipses. O que é elipse? É quando eu tenho um termo que já o citei antes e não quero repeti-lo, daí eu uso uma vírgula. Normalmente fazemos isso com verbos. Ex.: “Lucas fala Inglês e Fernanda, francês.” Que termo foi deixado oculto na segunda oração? O verbo falar. Para não repetir o verbo falar, foi usado uma vírgula. Isso é uma elipse. A vírgula no lugar do verbo, tipo subtendendo o verbo.

Sexto caso: Isolar orações intercaladas. Como assim? Vamos a um exemplo: Somos uma equipe, lembrou o treinador, neste campeonato. “lembrou o treinador” é uma oração que está no meio da outra. Qual a primeira oração? “Somos uma equipe neste campeonato.” “lembrou o treinador” está intercalando nessa oração e entre vírgula.

Sétimo caso: Orações subordinadas adjetivas explicativas. Que usam o que no começo e com a virgula. Ex.: O homem, que é um ser racional, vive pouco. Quer dizer: “todo homem é um ser racional. Todo homem vive pouco.”

Oitavo caso: Isolar conjunções adversativas e conclusivas. O que é isso? Mas, porém, contudo, no entanto, todavia, logo, portanto, por isso, sempre levam vírgula antes deles na oração. Ex.: “Fui ao jogo de futebol, mas não encontrei ninguém.”. A vírgula é antes do mas, do porém, do contudo, do no entanto, do todavia, do logo, do portanto, do por isso, sempre antes. É obrigatória essa vírgula. Muita gente coloca a virgulo depois, ou não colocam vírgula, ou acham que é balela, que não existe.

Nono caso: Isolar elementos explicativos. Quais elementos explicativos? Isto é, ou melhor, digo, por exemplo… Tudo isso vai entre vírgulas.

Décimo caso: Isolar adjuntos e orações adverbiais deslocados. Quando temos que fazer uma frase onde temos que deslocar o elemento. Como assim deslocar o elemento? Digamos que eu desloque meu adjunto adverbial. Sempre que for preciso deslocar um elemento dentro da oração para o começo da oração ou para o meio dela, temos que usar vírgula. Ex.: “Com certeza, ele era o mais interessado no assunto.” Quando comecei essa expressão, significa o quê? A frase originalmente deveria ser como? “Ele era o mais interessado no assunto com certeza.” A expressão “com certeza” que é o adjunto adverbial, está deslocada para o começo da oração. Quando eu faço o deslocamento, eu a isolo por vírgula. Sempre e sempre.

Muito fácil. Isso é vírgula. Tem muita coisa, mas você volta aqui de novo. Compartilha no seu face e depois ver seus compartilhamentos. Ler o artigo duas vezes, três vezes, quatro vezes e assim vai, até você gravar essas regrinhas ai. Vai dá tudo certo.

Professor Noslen


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ativar Timer