Redação para iniciantes – 4 dicas preciosas para redigir um bom texto




Esteja bem informado – Se você não tiver bem informado não adianta que você domine a estrutura, saiba de todos os conectivos da Terra, pois você não vai produzir um por texto. Não importa quão bom você seja em Língua portuguesa. Se você não tem bom conteúdo, você não vai produzir nada.

Leia! Leia bastante, se informe, sinta prazer em assistir Tv, em ouvir rádio. Lembre-se: Se você não tiver conteúdo, você não vai produzir um texto dissertativo argumentativo que pede que você expresse a sua opinião com argumentos sobre um assunto.

Faça questionamentos – Critique, questione sempre, participe de debates. Se questione sobre aquele assunto.

Eu estou falando sobre o quê? Estou falando sobre preconceito? O que eu entendo como preconceito? Quais tipos de preconceito existem? Como é que a sociedade enxerga o preconceito? Como podemos melhorar isso? É uma educação? É educação só das crianças? Como vamos fazer para mudar o pensamento da sociedade? É só o governo? São só as escolas? Que outras alternativas eu posso buscar? ONGS podem ajudar? Eu posso ajudar. Então, se questionar dessa forma, vai abrir sua mente para o conteúdo de uma forma que você jamais imaginou. Seja então mais criativo(a) e se questione mais para enriquecer a sua mente, e o seu leque de conteúdos. As vezes, temos um conteúdo, mas ele está tão enfurnado em nossas cabeças, que queremos abrir a janelinha e fazer a pergunta certa para a resposta vir.

Relacione as informações – Essa é uma das coisas mais importantes e mais legais. O corretor sempre procura conteúdo, estrutura e a forma como você expressa as suas ideias. Quão coerente e quão coeso você o é. Então, quando falamos pra você relacionar informações, estamos falando para que você seja claro, coeso, e você consiga unir as informações. Sabe, como pegar um fato histórico e relacionar com o fato atual, com o problema que você vai aguardar. Sabe, você pegar uma notícia diária e relacionar com a temática que você vai abordar. Então, essa relação de informações é uma das partes mais importantes da sua redação, pois mostra para o corretor que você tem domínio do conteúdo, que você consegue pensar o assunto além do óbvio. “Dados mostram, pesquisas mostram que uma mulher é violentada a cada 30 segundos no Brasil.” Isso nos leva a perceber que o índice de violência continua grande. Reflete em cima do que você está dizendo. Isso é relacionar informações. Entendeu?!

Faça com entusiasmo! – Esse entusiasmo é você gostar do que está fazendo, se interessar e se importar pelo que está fazendo, que é expressar a sua opinião, mostrar o seu ponto de vista, mostrar possíveis soluções para problemas sociais. Quando você pensa na redação dessa forma, ela deixa de ser um peso.

A redação só é um peso quando você não sabe o conteúdo, como escrever, o que escrever, onde escrever, como começar, como desenvolver e como concluir. Então, quando você conhece e domina essa arte de escrever bem e um bom conteúdo, você percebe que tem prazer em redigir. Isso se torna leve e bem mais tranquilo.

Veja mais 3 dicas que farão toda diferença na sua redação clicando aqui.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ativar Timer