Comece bem o seu dia aliviando as tensões com alongamentos




Quem passa muito tempo sentado durante o dia, e faz pouca ou nenhuma atividade física, precisa se alongar. O alongamento é uma atividade simples que pode gerar inúmeros benefícios a saúde, se aplicado de maneira regular na rotina das pessoas.

Há exercícios que ajudam a relaxar o corpo, reduzir dores, prevenir lesões, e ainda, ampliar a flexibilidade. Seja em casa ou no trabalho, o ideal é que você tire pelo menos, 10 minutos do seu dia para esticar o seu corpo. O indicado é que seja feito assim que você acordar, porque o alongamento estimula o despertar do corpo e da mente, garantindo aquela sensação de bem estar.

“Como a musculatura ficou muito tempo parada, ela precisa de um tempo despertar, melhorando o relaxamento das fibras musculares. Então, o ideal é que se acorde um pouquinho antes do normal para fazer o alongamento. Agora, para aquelas pessoas que não conseguem, o exercício do alongamento pode ser realizado em qualquer período do dia.”

Fernando Pavão – Personal Trainer

O alongamento a qualquer hora do dia ajuda a prevenir as tensões ocasionadas pelas posturas inadequadas, além de ser ideal para você relaxar.

“Essa postura inadequada de trabalho normalmente, acarretará a longo prazo dores e desvios posturais. O alongamento pode tá favorecendo uma melhora dessa postura. Por isso, é bom manter a musculatura com alongamento saudável. Você vai sentir um relaxamento já momentâneo, e a longo prazo, você pode tá evitando desvios posturais, alguma lesão causada pela diminuição do movimento nas articulações.

O alongamento não precisa ser um exercício forte. Ele causa um desconforto, mas não pode causar dor.

É muito importante a respiração, porque se você está tentando relaxar aquelas fibras musculares que estão ali mais presas, e se você tentar realizar o movimento com muita força, ele vai causar dor, a musculatura vai reagir contra isso, e vai se contrair. Então, você vai tá na verdade, fazendo o contrário daquilo que você quer.”

Fernando Pavão – Personal Trainer

O ideal, é que faça movimentos lentos. Comece devagar, não precisa ter pressa. Faça pelo menos 3 vezes por semana, em dias alternados, mantendo a mesma posição de 15 até 30 segundos mais ou menos, sendo que você pode fazer mais que uma vez o mesmo alongamento, dependendo da sua necessidade.”


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ativar Timer