Você sabe diferenciar inflamação de uma infecção?

,




Inflamação e infecção são problemas diferentes, más que podem estar juntos.
A inflamação é típica, quando ocorre por exemplo, um problema de ¹entorse, uma batida no joelho, ou até mesmo em problemas mais sérios, como um processo inflamatório crônico. Ela é acompanhada em geral do edema, que é o inchaço. Exemplo: Pense num joelho inchado, com alguns sinais inflamatórios (calor, ²rubor, edema – inchaço, e a dor acompanhada). Isso pode em geral, ser só um processo infamatório, que necessita repouso, compressas de gelo, e as vezes até mesmo, anti-inflamatórios.

Os anti-infamatórios hoje, estão sendo muito estudados, vindo ai a ter uma restrição maior do uso de alguns deles. É tão importante agora, que se você for usar um anti-infamatório, procurae conversar com seu médico.

O processo infeccioso já é um pouco diferente. A infecção é acompanhada de febre, e é desencadeada por um processo seja ele de uma contaminação do nosso organismo por um processo viral, ou um processo bacteriano. Tem um micro-organismo envolvido, fungo, bactéria ou vírus, e precisa ser tratado.

Vamos a um exemplo: esse joelho que citamos aqui, pode tá infeccionado. Pode ter pus. Quando tem pus, febre e infecção bactéria, ai tem que ter tratamento com antibiótico.

Então, a infecção está junto com a inflamação. Já a inflamação pode estár sozinha, mas a infecção não.

¹ Lesão dos ligamentos articulares devido à distensão ou torção brusca, sem deslocamento das superfícies articulares.
² A cor vermelha com todas as suas nuances.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ativar Timer