Faça do comentário negativo uma atitude positiva




São poucas as pessoas que ao serem criticadas recebem a crítica com serenidade, fazendo do comentário negativo uma atitude positiva.

Reginaldo do Carmo Aguiar, especialista em terapia comportamental, diz que é importante ter consciência se há abuso ou excesso de críticas, e usar isso para crescer em situações em que elas sejam justas e construtivas. “Uma pessoa que aprende com essas críticas pode crescer mais profissional, intelectual e pessoalmente”, afirma.

Aguiar defende que, ao ser criticado, a conduta mais “adequada” é deixar a crítica seguir seu curso normal. Depois de ocorrida, deve-se expressar o que pensa dela sem tom ofensivo. “E não precisa se defender caso a crítica seja justa”, diz. Caso o comentário seja pertinente, reconhecer nossos erros antes de rebater.

Aceitar determinadas críticas ajuda a examinar, a questionar e a reconhecer erros ou excessos. Quando você sabe ouvir, você cresce, aprende, evolui. Diz Aguiar.

Mas não confunda humildade com passividade. Se em algum aspecto a crítica não for coerente, saiba ouvir e apresentar seus argumentos de forma eficaz. “Se a crítica for construtiva, use-a a seu favor como uma sinalização para melhorar. Já se a crítica for destrutiva, mal intencionada ou injusta, é importante se defender com o repertório assertivo, que pode envolver procedimentos defensivos sem ofender o outro”, completa o especialista.


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