Como criar uma boa senha para proteção online ou offline?




Senhas

Uma senha ou password na Internet, ou em qualquer sistema computacional, serve para autenticar o usuário, ou seja, a senha garante que determinado indivíduo que utiliza de um serviço é ele mesmo. Se você fornece sua senha para uma outra pessoa, esta poderá utilizar a senha para se passar por você na Internet e, dependendo do caso, o estrago poderá ser grande. Portanto, a senha merece consideração especial, afinal, ela é de sua inteira responsabilidade.

Uma boa senha deve ter pelo menos oito caracteres (letras, números e símbolos), deve ser simples de digitar e, o mais importante, deve ser fácil de lembrar.

1 – Ou muito caro, visto que a pessoa que possuir a sua senha poderá usar seu provedor e quem pagará a conta (horas de uso) será você. Normalmente os sistemas diferenciam letras maiúsculas das minúsculas

2 – o que já ajuda na composição da senha. Claro que o seu sobrenome, números de documentos, placas de carros, números de telefones e datas deverão estar fora de sua lista de senhas. Pois esses dados são muito fáceis de se obter e qualquer criminoso tentaria utilizar este tipo de informações para se autenticar como você. Existem várias regras de criação de senhas que você pode utilizar, uma regra de ouro para a escolha de uma boa senha é: jamais utilize como senha palavras que façam parte de dicionários (de qualquer língua, deste ou de outros planetas

3 – O que fazer então? Fácil perceber, quanto mais “bagunçada” a senha melhor, pois mais difícil será descobri-la. Assim tente misturar letras maiúsculas, minúsculas, números e sinais de pontuação. Uma regra realmente prática e que gera boas senhas difíceis de serem descobertas é utilizar uma frase qualquer e pegar a primeira, segunda ou a última letra de cada palavra. Por exemplo: usando a frase “batatinha quando nasce se esparrama pelo chão” podemos gerar a seguinte senha “BqnsepC”. Mas só tem 7 caracteres! Precisamos de pelo menos mais um para completar o mínimo de 8 caracteres. Assim a senha gerada fica: “!BqnsepC”

4 – Note que a senha gerada é bem “bagunçada”, tem 8 caracteres com letras minúsculas e maiúsculas e um sinal de pontuação colocado em um lugar pouco convencional. Senhas geradas desta maneira são fáceis de lembrar e são normalmente difíceis de serem descobertas. Usando a última letra de cada palavra da frase da senha anterior, por exemplo, não gera uma senha muito elegante (“aoeeaoo”) e há repetição de caracteres.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ativar Timer